José de Sande Vasconcelos

Portugal

José de Sande Vasconcelos (1738-1808) foi um engenheiro militar português, integrante do Real Corpo de Engenheiros.

Biografia

Em 1756 ingressou na Academia Militar da Corte, vindo a receber a patente de ajudante de Infantaria em 6 de setembro de 1758. Foi nomeado capitão de Infantaria com exercício de Engenheiro, por patente de 11 de março de 1762. Em 1772, com a patente de Sargento-mor de Infantaria com exercício de Engenheiro foi colocado no reino do Algarve. Em 1793, passou a tenente-coronel.

Foi autor do "Mapa da Configuração de Todas as Praças, Fortalezas e Baterias do Reino do Algarve", um conjunto de plantas efetuado entre 1780 e 1790, quando Sande Vasconcelos era lente da Aula de Fortificação e Desenho de Tavira, por determinação do então Governador das Armas e Capitão-general do Reino do Algarve, Nuno José de Mendonça e Moura, 6.º conde de Val de Reis.

Existem outros trabalhos seus na Biblioteca Nacional de Portugal, no Instituto Geográfico de Portugal e na Sociedade de Geografia de Lisboa.

Encontra-se sepultado na Capela do Carmo, em Tavira.

Bibliografia

CALIXTO, Carlos Pereira. "Apontamentos para a História das Fortificações do Reino do Algarve - o mapa das Fortificações do Algarve Desenhado por José de Sande Vasconcelos". In: Anais do Município de Faro, n.º 12, Faro, 1982.

RATO, Manuel António Catarino. "O eborense José de Sande Vasconcelos: Engenheiro militar e cartógrafo do Algarve dos finais do século XVIII". In: Boletim do Arquivo Distrital de Évora, n.º 4, Arquivo Distrital de Évora, mar. 2016. pp. 67-96.

Related fortifications

Contribution

Updated at 18/09/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > José de Sande Vasconcelos