Gualdim Pais

Portugal

D. Gualdim Pais (Amares, 1118 - Tomar, 13 de outubro de 1195) foi um nobre português. Foi o 4.º Grão-Mestre da Ordem do Templo em Portugal e o fundador da atual cidade de Tomar.

Biografia

Filho de Paio Ramires e de Gontrode Soares, foi criado no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e desde muito cedo esteve ao serviço do futuro Afonso I de Portugal (1143-1185), vindo a ser armado cavaleiro pelo próprio no campo da batalha de Ourique (1139).

Seguiu para a Palestina, onde combateu durante cinco anos, tendo participado na tomada de Ascalão e no cerco de Gaza. Neste período ingressou na Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, a Ordem do Templo.

De volta ao reino foi encarregado da defesa de Penamacor, a quem outorgou foral (1156). Foi ordenado como 4.º Grão-Mestre da Ordem do Templo em Portugal (1157), então sediada em Soure, onde possuía domínios e castelo desde 1128 por doação da condessa D. Teresa. Fez erguer, no exercício dessa função, o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo (1160), para onde transferiu o quartel-general da Ordem no país, dando foral à nova vila no ano de 1162. Fez erguer ainda os castelos de Penas Róias, de Almourol, de Idanha, de Cera, de Monsanto e de Pombal, bem como a torre de menagem do de Longroiva, assim como uma atalaia em Dornes. Deu foral a Pombal em 1174.

Foi cercado em 1190 em Tomar pelas forças Almoádas sob o comando do califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur, logrando sustentar a defesa do castelo contra esse efetivo numericamente superior, e detendo assim a invasão do norte do Reino por esta parte.

Faleceu em Tomar no ano de 1195, estando sepultado na Igreja de Santa Maria dos Olivais.

Contribution

Updated at 18/08/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

With the contribution of contents by: Ion Cibotari.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Gualdim Pais