Afonso Álvares

Portugal

Afonso Álvares (15??-1580) foi um arquiteto e engenheiro militar português. Exerceu o cargo de "Mestre das Obras" sob o reinado de Sebastião I de Portugal (1557-1578).

Biografia

Foi o autor do projeto da Sé de Leiria, erguida entre 1551 e 1574. Este templo obedece à tipologia traçada por Miguel de Arruda, sogro de Afonso Álvares, para as novas sés edificadas no reinado de João III de Portugal (1521-1557). Nesse período pode ter sido o autor do projeto da Sé Catedral de Portalegre, iniciada em 1556.

Foi o arquiteto da Igreja de São Salvador, em Veiros, no concelho de Estremoz, erguida pela Ordem de Avis, sob licença do Cardeal D. Henrique, em 1559.

Entre 1571 e 1580, sucedeu Francisco de Arruda na direção da segunda etapa das obras do Aqueduto da Amoreira, em Elvas.

Exerceu o cargo de "mestre das obras das fortificações", tendo respondido pelos trabalhos de modernização e ampliação do Forte de Santiago do Outão na barra do rio Sado, em Setúbal (1572). As inovações arquitetónicas que introduziu nesta fortificação foram a construção de um baluarte e de uma esplanada, onde podiam ser instalados canhões.

Foi autor ainda do projeto de ampliação da Igreja de São Roque, no Bairro Alto em Lisboa, que viria a evoluir para o estilo maneirista. Acompanhou a obra de 1566 até 1575, quando foi substituído por seu possível sobrinho, Baltazar Álvares. Sob a sua orientação foi concebida uma igreja de nave única, projeto favorecido pelo Cardeal D. Henrique.

Ao final da vida foi autor da traça do Mosteiro de São Bento da Saúde, em Lisboa, que viria a ser severamente danificado quando do terramoto de 1 de novembro de 1755 e, atualmente, é parte da Assembleia da República.

Foi ainda autor do chafariz da Praça do Giraldo, na freguesia de Santo Antão, em Évora.

Contribuciones

Actualizado en 22/02/2017 por el tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Imprima el contenido


Registre su correo electrónico para recibir noticias sobre este proyecto


Fortalezas.org > Personaje > Afonso Álvares