Isidoro de Almeida

Portugal

Isidoro de Almeida (séc. XVI) foi um engenheiro militar português.

Biografia

Formado em Coimbra, foi engenheiro de fogos e minas, com experiência nas campanhas de Itália e Alemanha.

É autor de um conjunto de seis livros, dos quais o que conhecenos é o "Quarto livro de Isidoro de Almeida das Instruções Militares, Que tracta dos officiaes da inffantaria, cõvem saber" (Évora, 1573. 242p.)

A seu respeito, a "Bibliotheca Lusitana" regista:

"ISIDORO DE ALMEYDA natural do Reyno do Algarve donde passou à Universidade de Coimbra, e nella se instruio nas letras amenas para as quais teve insigne genio. Do ocio das Musas se transferio para o tumulto das Campanhas militando com distinçaõ nos exercitos Septentrionaes. Mereceo a primasia na promptidaõ, como no effeito com que dispunha os seus artificios sendo delles famoso theatro a nossa Praça de Mazagaõ quando no anno de 1562. foy sitiada pelo formidavel exercito de Mouros em cujo cerco concorreo com repetidas maquinas para total ruina dos inimigos, e immortal gloria do seu nome. Compoz

Instuçoens militares. Evora por Andre de Burgos 1573. 8. Na Dedicatoria a Martim Gonzalves da Camara lhe diz que por obedecer publicava o quarto livro desta obra em quanto se naõ imprimiaõ os outros. Consta dos Officiaes da Infantaria, que saõ Soldado, Caporal, Sargento, Alferes, Capitaõ, Sargento mòr, Coronel, e Mestre de Campo.

Historia, e Sucessos do Cerco de Mazagaõ. M. S. Conservase no Collegio de Coimbra dos Padres Jesuitas, e nella a vio, e leyo Antonio Viegas em 19 de Janeiro de 1604. como affirma Francisco Galvaõ Maldonado na Bib. Portug. M. S. que vimos. Faz mençaõ deste author Manoel de Faria, e Souza Afric. Portug. cap. 12. n. 5. e eu nas Mem. Polit. e Milit. delRey D. Sebastiaõ Part. 2. liv. 1 . cap. 7. n. 52. 53. 56. cap. 9 n. 66. e 70. cap. 10. n. 72." (Diogo Barbosa Machado, Bibliotheca Lusitana, vol. II, 1747.)

Bibliografia
ALMEIDA, Isidoro. "QUARTO LIVRO DE ISIDORO DE ALMEIDA DAS INSTRUÇÕES MILITARES", in Boletim do Arquivo Histórico Militar, 23.º vol., Lisboa, 1953.

Contribution

Updated at 30/05/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Isidoro de Almeida