João Severiano da Fonseca

Brazil

João Severiano da Fonseca nasceu a 27 de maio de 1836, na Cidade de Alagoas, hoje chamada Marechal Deodoro, e faleu no Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 1897. Era filho do tenente-coronel Manuel Mendes da Fonseca e de Rosa Maria Paulina da Fonseca. Foi um militar, médico, professor, escritor, historiador, e diplomata brasileiro, tendo chegado à patente de general-de-brigada. Participou da Campanha da Tríplice Aliança e foi o sétimo Diretor de Saúde do Exército Brasileiro. É o patrono do Serviço de Saúde do Exército.

Entre os irmãos, destacaram-se Manuel Deodoro da Fonseca, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil; marechal Hermes Ernesto da Fonseca, que governou a Bahia e o Mato Grosso; e o marechal-de-campo Severiano Martins da Fonseca, primeiro e único barão de Alagoas. Também era tio de Hermes Rodrigues da Fonseca, futuro presidente brasileiro.

Ao contrário dos irmãos, João Severiano não seguiu prontamente a carreira das armas, matriculando-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, recebendo o grau de doutor em 1858. Em 29 de janeiro de 1862, João Severiano ingressou no Corpo de Saúde do exército brasileiro, no posto de segundo-tenente, como cirurgião. Dois anos mais tarde, iniciou seus serviços na Campanha do Uruguai, seguindo para a Campanha da Tríplice Aliança, na qual combateu até 1870. Foi efetivado no posto de general-de-brigada, como inspetor geral do Serviço de Saúde a 4 de outubro de 1890.  Em 4 de novembro de 1893, após cumprir o mandato de Senador, foi reintegrado ao Exército ainda no cargo de inspetor geral do Serviço Sanitário, o qual ocupou até seu falecimento.

Escreveu o livro "Viagem ao Redor do Brasil, 1875-1878", um diário de viagem entre o Rio de Janeiro e o Mato Grosso, publicado em 1780.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Severiano_da_Fonseca (consultado em 16/05/2018).

Contribution

Updated at 17/05/2018 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Elisa).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > João Severiano da Fonseca