Francisco Xavier Lopes

Brazil

Francisco Xavier Lopes (Brasil, século XIX) foi um engenheiro militar português.

Foi bisavô do marechal Higino Craveiro Lopes, presidente da República em Portugal (1951-1958).

Biografia

O então Governador da Província de Angola, Pedro Alexandrino da Cunha (1845-1848), constatando o estado precário da defesa de Luanda, constituída pelas fortificações de São Miguel, São Pedro da Barra e São Francisco do Penedo, solicitou providências. Foi remetido do reino o engenheiro militar, então major, Francisco Xavier Lopes com a função de inspecioná-las e tomar medidas para o seu reparo. Data de 1846 o extenso Relatório de inspeção das mesmas, elaborado por este oficial.

Naquele mesmo ano, o major elaborou a traça e dirigiu a construção do Reduto de São Pedro de Catumbela, e do farol do Morro do Sombreiro, ambos em Benguela. Quando concluiu estas obras foi convidado para governador de Benguela. Assim que tomou posse do cargo aboliu de imediato a escravatura em todo o distrito e perseguiu impiedosamente os esclavagistas e negreiros.

Por ter nascido no Brasil, tinha uma forte ligação afetiva aos descendentes dos brasileiros que haviam sido deportados para Benguela na sequência da Inconfidência Mineira.

Faleceu em 1883, no posto de general.

Contribution

Updated at 22/05/2015 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Francisco Xavier Lopes