Pier Maria Baldi

Italy

Pier Maria Baldi (Florença, c. 1630 – 9 de novembro 1686) foi um arquiteto e pintor italiano.

Biografia

Fez os estudos com Baldassare Franceschini, conhecido como “il Volterrano”. Trabalhou junto com o companheiro aluno Cosimo Ulivelli em projetos de Franceschini, decorando as salas do Palazzo Giraldi, hoje Taddei, na Via de' Ginori.

Em 1667 o grão-duque Ferdinando II recomendou Pier Maria a Bernini e Pietro da Cortona, em Roma. De setembro de 1668 a março de 1669 serviu como camareiro para o futuro Cosme III de Médici, enquanto este último viajou pela Europa, incluindo França, Espanha, Portugal, Irlanda, Inglaterra, Países Baixos e Bélgica. Ele documentou, através de desenhos e pinturas, esta viagem, material hoje conservado em dois volumes depositados na Biblioteca Laurenziana de Florença, e que constituiu uma panorâmica inigualável das cidades europeias no século XVII.

Entre as suas peças pintadas destacam-se uma Madonna do Rosário e São Domingos (c. 1684) para o altar principal de San Domenico al Maglio (hoje pertencente à Scuola di Santità Militare) e uma luneta com afrescos com o batismo de Santo Agostinho no primeiro claustro de Santo Spirito.

Fez os seus estudos como arquiteto sob Ferdinando Tacca e integrou a equipa de Tacca na ampliação do Palazzo Medici Riccardi, que havia sido adquirido por Gabriello Riccardi em 1659. De 1670 a 1684 Baldi foi responsável pelo projeto da extensão norte do palácio, ao longo da Via Larga. O apoio de Riccardi ajudou Baldi a obter, em 1670, a nomeação como arquiteto-chefe para a corte do grão-duque Cosimo III. Em 1673 Baldi projetou a fonte na Piazza Santa Croce.

Foi o responsável pelos retoques finais no trabalho de Tacca na Capela dos Príncipes, em San Lorenzo. Em 1679, desenhou para o Grão-Duque a Igreja de Santi Quirico, Lucia e Pietro Alcantara e o convento anexo dos Frades Menores Reformados. A igreja situa-se perto da Villa dell'Ambrogiana, dos Medici, com a qual se liga por uma passagem. Em 1680, Baldi foi nomeado como superintendente dos edifícios e fortificações de Livorno.

Encontra-se sepultado no claustro do convento dos Frades Menores Reformados.

Contribution

Updated at 12/12/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Pier Maria Baldi