Henri-Alexis Brialmont

Belgium

Henri-Alexis Brialmont (Venlo, 25 de maio de 1821 — Bruxelas, 21 de junho de 1903), apelidado de "O Vauban Belga" numa alusão ao arquiteto militar francês Sébastien Le Prestre de Vauban, foi um oficial do Exército Belga, político e escritor, que se destacou como um dos mais notáveis arquitetos militares e autor de projetos de fortificação de seu tempo.

Biografia

Brialmont qualificou-se como oficial na arma de Engenharia do Exército Belga em 1843 e rapidamente progrediu na carreira. Serviu como oficial do pessoal, vindo a ser-lhe dado, mais tarde, o comando do distrito do porto-chave de Antuérpia. Terminou a sua carreira como Inspector-Geral do Exército. Ao longo de sua carreira Brialmont também foi um ativo autor de panfletos, militante político e lobbista, na defesa da reforma e expansão das forças militares belgas, também tendo estado envolvido na fundação do Estado Livre do Congo, atual República Democrática do Congo.

Em nossos dias, Brialmont é melhor conhecido pelas fortificações que projetou na Bélgica e na Romênia, e que influenciou no Estado Livre do Congo. As fortificações que projetou para a Bélgica no final da década de 1880, em torno das cidades de Liège, Namur e Antuérpia, desempenhariam um papel decisivo nos primeiros estágios da invasão alemã da Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial.

Obras

La Fortification du temps présent (Bruxelas, 1885)

Influence du tir plongeant et des obus-torpillés sur la fortification (Bruxelas, 1888)

Les Regions fortifiées (Bruxelas, 1890)

La défense des États et la fortification de la fin du XIXe siècle (Bruxelas, 1895)

Progrès de la défense des états et de la fortification permanente depuis Vauban (Bruxelas, 1898)

Contribution

Updated at 04/02/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Henri-Alexis Brialmont