São Francisco Xavier

Spain

São Francisco Xavier (Javier, 7 de abril de 1506 - Sanchoão, 3 de dezembro de 1552) foi um religioso da Companhia de Jesus. Teve papel de grande relevo na missionação na Ásia, sendo conhecido como o "Apóstolo do Oriente".

Biografia

Nasceu no Castelo de Javier, em Navarra, quinto filho de D. João de Jassu, Senhor de Javier e Ydocin, e de Dona Maria de Azpilcueta e Javier.

Aos 19 anos está em Paris, instalado no Colégio de Santa Bárbara, a estudar Humanidades. Frequentou a Universidade de Paris e tornou-se mestre em Artes, lecionando mais tarde no Colégio de Beauvais. Em Paris conheceu Inácio de Loyola que viria a ser fundador da Companhia de Jesus, tornando-se seu amigo e seguidor.

Mais tarde, estudou Teologia e, a 15 de agosto de 1534, na Capela de Montmartre, foi um dos fundadors da Companhia de Jesus, fazendo votos de pobreza e castidade perpétua. Recebeu as Ordens Sacras em Veneza a 24 de junho de 1537, seguindo depois para Roma onde se pôs à disposição do Papa para o serviço da Igreja.

Mediante os pedidos de João III de Portugal (1521-1557) ao Papa Paulo III (1534-1549) para o envio de Jesuítas para a evangelização da Índia e a dilatação da Fé no Oriente, o padre Francisco Xavier partiu de Roma a 15 de março de 1540, tendo chegado a Lisboa três meses depois.

Em Lisboa, instalou-se no Hospital de Todos-os-Santos onde se dedicou aos enfermos e ao ensino da doutrina cristã. Adquiriu em pouco tempo a percepção do universalismo dos portugueses e daqui partiu, com Francisco de Mansilha e Paulo Comarte, a 7 de abril de 1541, na Armada das Índias, para o Oriente. Antes da partida, D. João III entregou-lhe o Breve Papal nomeando-o Núncio Apostólico nas Partes da Índia, com amplos poderes para estabelecer e manter a Fé em todo o Oriente.

Após uma breve escala em Moçambique, desembarcou em Goa a 6 de maio de 1542, apreentando-se a D. João de Albuquerque, responsável pela Diocese de Goa, na altura a de maior território da Cristandade. O padre Francisco Xavier apercebeu-se rapidamente da precária vida religiosa local, muito carenciada de assistência espiritual.

Em outubro de 1542 partiu para o Sul da Índia a evangelizar os pescadores da chamada Costa da Pescaria. Visitou Comorim, Manapar e Tuticorim. Em outubro de 1543 regressou a Goa. Após a Companhia de Jesus ter sido reconhecida por bula papal (1549), o padre Francisco Xavier foi nomeado Superior de toda a Missão da Índia Oriental, desde o Cabo da Boa Esperança até à China. Voltou à Costa da Pescaria. Visitou depois Cochim, Malaca, as Molucas, Macassare, Ceilão.

A 15 de agosto de 1549, via Cochim e Malaca e navegando pelos mares da China, chegou a Kagochima, na costa meridional do Japão. De regresso a Cochim enviou cartas a D. João III, a solicitar reforços missionários. Planeando a missionação na China, para lá se dirigiu a bordo da nau "Santa Cruz". Em Singapura voltou a escrever a D. João III. Em setembro de 1552 desembarcou na ilha de Sanchoão, a dez léguas da ilha de Macau, na China.

Aí adoeceu gravemente, sofrendo vertigens e convulsões, minado por elevadas febres, vindo a falecer na noite de 2 para 3 de dezembro de 1552.

Em 17 de fevereiro de 1553 os seus restos mortais foram transladados para Malaca e daí para Goa, onde chegaram a 16 de março de 1554, sendo recebidos pelo Vice-Rei, o Clero, a Nobreza e o Povo.

A devoção de que já gozava em vida cresceu extraordinariamente após a sua morte, e os milagres que lhe são atrbuídos, espalham-se.

A 25 de outubro de 1605 Francisco Xavier foi beatificado por Paulo V, e Gregório XV canonizou-o a 12 de março de 1622. A 24 de fevereiro de 1748 Bento XIV proclamou-o "Padroeiro do Oriente".

Em 1904 Pio X colocou sob a sua proteção a Sagrada Congregação da Propagação da Fé. Em 1927, Pio XI constitui-o, com Santa Teresa do Menino Jesus, protector de todas as obras missionárias.

Os seus restos mortais repousam numa riquíssima urna de prata, na Basílica do Bom Jesus, na Velha Goa.

Para lá se dirigem todos os anos milhares de peregrinos, venerando o "Homem Bom".

A Igreja festeja-o, anualmente, a 3 de dezembro.

Contribution

Updated at 28/11/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > São Francisco Xavier