Diego Suarez de Salazar

Spain

Diego Suarez de Salazar (século XVI) foi um militar espanhol. Capitão de Infantaria, exerceu o cargo de comandante interino do terço espanhol nos Açores de 1591 a 1592.

Chegou aos Açores em 1582, integrado na expedição do marquês de Santa Cruz, no comando de uma das companhias do terço de D. Francisco de Bobadilha. Permaneceu na ilha de São Miguel, aguardando a expedição que, no ano seguinte, reduziu a ilha Terceira à obediência de Filipe II de Espanha. Após a partida do marquês de Santa Cruz, manteve-se na ilha incorporado no terço de Juan de Horbina.

Por incapacidade demonstrada por D. António de Portugal na repressão do motim da companhia que comandava, deixada na Horta após a conquista da vila por D. Pedro de Toledo, Diego Suarez de Salazar foi substituí-lo em 1584.

Em 1589, na previsão de corsários ingleses entrarem na Horta, retirou-se com a sua companhia para a Terceira, deixando a vila praticamente indefesa ante a incursão do conde de Cumberland, que a saqueou.

Passado o perigo, regressou ao Faial, em breve voltando a Angra para assumir o comando do terço.

Substituiu Juan de Horbina quando este foi para Corte em 1591. No ano seguinte, entregou o governo ao Mestre de Campo D. Antonio de la Puebla.

Em 1598 foi comandar a guarnição espanhola do Forte de São Brás, em Ponta Delgadas (São Miguel), uma vez mais para substituir o capitão D. António de Portugal. Deverá ter partido dos Açores com o terço espanhol, em 1601.

Tendo deixado boa recordação entre os terceirenses, chegou a ser proposto para substituir o Mestre de Campo Diego de Miranda Quiros.

Bibliografia:

FARIA, Manuel. Governadores do Presídio Militar Espanhol nos Açores (2): Diego Suarez de Salazar. In Diário Insular, ano LXXII, n.º 22704, 04 jun 2019, p. 16.

Contribution

Updated at 27/06/2019 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Diego Suarez de Salazar