Juan de Amalibia

Espanha

Juan de Amalibia (século XVI) foi um militar espanhol. Capitão de Infantaria, exerceu o cargo de Governador Militar dos Açores interino (1595-1596). O padre Manuel Luís Maldonado, na sua "Fenix Angrence", refere-o como Melibre, atribuindo-lhe o posto de sargento-mor, dados que são contrariados pelas fontes documentais.

A sua boa aceitação pelos soldados do terço espanhol e pela população da Terceira terá levado o mestre-de-campo Antonio de la Puebla, ao sentir que a morte se aproximava, a inclui-lo no seu testamento como sucessor no cargo, em detrimento de outro capitão com maior antiguidade, mas gozando de pouca simpatia. Tendo o mestre-de-campo falecido em 8 de julho de 1595, no dia seguinte a Câmara Municipal de Angra oficiou ao soberano dando-lhe conta do facto, e congratulou-se por o capitão Amilibia assumir interinamente o seu lugar; não deixou, porém, de acrescentar que preferiria que Juan de Horbina voltasse a ocupar o lugar de governador dos Açores; caso o monarca não atendesse a este desejo, a confirmação do capitão Amilibia no cargo seria bem aceite. Não foi esse o entendimento real e, em fevereiro do ano seguinte chegava à Terceira o mestre de campo Antonio Centeno, investido no cargo. Em 1597 o capitão Amilibia ter­se-á deslocado à Espanha para visitar a família, desconhecendo-se se retornou aos Açores. O seu governo foi pacífico, marcado por especial preocupação com as obras da Fortaleza de São Filipe do Monte Brasil, atrasadas por falta de dinheiro e de cal, encontrando-se mesmo paradas à data do falecimento de Antonio de la Puebla, mas sendo, entretanto, retomadas. Não menor preocupação mostrou pelo bem ­estar dos seus soldados, chegando a desviar temporariamente para o pagamento de soldos, verbas destinadas às obras da fortaleza.

Bibliografia:

FARIA, Manuel. Governadores do Presídio Militar Espanhol nos Açores (4): Juan de Amalibia. In Diário Insular, ano LXXII, n.º 22717, 20 jun 2019, p. 11.

Contribuições

Atualizado em 27/06/2019 pelo tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Imprimir o conteúdo


Cadastre o seu e-mail para receber novidades sobre este projeto


Fortalezas.org > Personagem > Juan de Amalibia