Cândido Xavier de Almeida e Souza

Brasil

Cândido Xavier de Almeida e Souza, nasceu em 1748, na Capitania de São Paulo. Filho de Luciano de Sousa Azevedo. Praça de Infantaria em 1762, tendo feito sua carreira nessa Arma, embora em comissão de Engenheiros. Como tenente, teve a missão de explorar os terrenos ainda não palmilhados, para alargamento dos domínios portugueses, dada pelo governador de São Paulo. Explorou o Igurei, colhendo dados para as cartas levantadas, mais tarde, pelo Coronel de Engenheiros João da Costa Ferreira. Internou-se, por ordem do Governador Luiz da Silva Botelho e Mourão, para explorar os limites da Capitania de São Paulo, embarcando, em 1770, com duas canoas guarnecidas por 34 praças, no porto das Capivaras, nas cabeceiras do Iguaçu (região da atual cidade de Curitiba).

Em 23 de novembro de 1780 foi confirmado como tenente-coronel do Regimento de Infantaria da Praça de Santos. Em 1783 descobriu o Rio Igurei, afluente do Paraná, nas cercanias do Salto das Sete Quedas, fato que teve grande significação no estabelicimento dos limites entre as Coroas de Portugal e da Espanha, do lado do Paraguai. Elaborou, então, uma planta do Rio Paraná, desde a barra do Iguatemi até a cachoeira, a duas léguas do sul do Rio Igurei. Nas suas incursões de exploração pelo interior da Capitania, atingiu e localizou os Campos de Guarapuava, onde construiu o Entricheiramento de Nossa Senhora do Carmo. Almeida e Souza chegou, na sua carreira militar, até o posto de marechal-de-campo graduado, sendo reformado como tenente-general, em 8 de março de 1824. Faleceu em Santos, em 25 de dezembro de 1831.

Fonte:  TAVARES, Aurélio de Lyra. A Engenharia militar portuguesa na construção do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Biblioteca do Exército, 2000. 218p.

Contribuciones

Actualizado en 13/11/2008 por el tutor Roberto Tonera.

Con la contribución de contenidos de: Projeto Fortalezas Multimidia (Elisangela).




Imprima el contenido


Registre su correo electrónico para recibir noticias sobre este proyecto


Fortalezas.org > Personaje > Cândido Xavier de Almeida e Souza