Francesco Basilicata

Italy

Francesco Basilicata (falecido c. 1640) foi um engenheiro militar e cartógrafo italiano, ao serviço da Sereníssima República de Veneza. Destacou-se pelos seus mapas e desenhos da ilha de Creta.

Biografia

Muito pouco se conhece sobre a vida de Basilicata. O historiador italiano Giuseppe Gerola (1877-1938) sugeriu que ele poderia ter nascido em Palermo. (GEROLA, Giuseppe. Monumenti Veneti nell'Isola di Creta: R. Istituto Veneto di scienze, lettere ed arti, 1905-1932). É certo que Basilicata viveu e trabalhou em Creta por vários anos, durante as primeiras décadas do século XVII, perto do fim da presença veneziana na ilha.

Obra

Basilicata chegou a Creta provavelmente por volta de 1609, numa época em que a ilha era uma colónia ultramarina da República de Veneza conhecida como o Reino da Cândia (nome de sua capital, Cândia ou Chandax, atual Heraklion).

Durante vários anos e com base em sua experiência em primeira mão, Basilicata produziu três diferentes conjuntos de desenhos e mapas (datados de 1612, 1618-19 e 1629-30). O Atlas de sua autoria, composto por volta de 1618 e atualmente depositado no Museo Correr, em Veneza, é o seu trabalho mais conhecido.

Basilicata fez hábil uso da cor para destacar a topografia de cada região. Desenhou meticulosamente cada detalhe importante, de um modo esteticamente agradável, e muitas vezes usou pontos de vista que são incomuns e originais para a sua época. Além dos mapas, Basilicata também produziu vários manuscritos preocupados, principalmente, com o estado das fortificações de Creta, mas também a sua geografia, história, arqueologia, administração e economia.

Foi sugerido que o mapa de Basilicata de 1612 foi copiado por Marco Boschini, cujo mapa de1651 intitulado “Regno tutto di Candia delineato” influenciou fortemente a cartografia de Creta na Itália e no exterior. No entanto, outros autores não aceitam essa afirmação e, apesar de não negarem a influência de Basilicata no mapa de Boschini, consideram que este último é resultado de um trabalho coletivo de vários engenheiros.

Contribution

Updated at 24/05/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Francesco Basilicata