Juan de Pastrana

España

Juan de Pastrana (século XVI-século XVII), designado em documentação regional como Juan de Pestana, foi um militar espanhol. Com a patente de capitão, exerceu o cargo de governador interino do Castelo de São Filipe do Monte Brasil (1613-1615).

Biografia

Esteve na conquista da ilha Terceira em 1583.

Em 1608, por proposta de seu irmão, D. Pedro Sarmiento, mestre de campo e governador do Castelo de São Filipe do Monte Brasil, com quem terá regressado à ilha, foi investido no lugar de tenente da guarnição espanhola em Angra.

Com a ida à Corte e posterior promoção a mestre de campo do “tercio” de Nápoles de D. Pedro Sarmiento no início de 1613, assumiu interinamente o lugar de castelão, que manteve enquanto D. Luis de Avila Monrroy foi dele proprietário, e até à apresentação no castelo do mestre de campo D. Gonzalo Mexia, em 1615.

Quer como tenente da gente de guerra, quer como governador interino, empenhou-se nas obras das muralhas e aquartelamentos do castelo, quando ainda muitos soldados do presídio viviam na cidade em casas pagas pela Câmara, por falta de quartéis no interior da fortaleza.

Por ocasião do terramoto de 1614 que arrasou a vila da Praia e outras povoações do concelho, avalizou a necessidade de financiamento público para a reedificação da vila, pelos serviços imprescindíveis prestados pelos seus soldados das Ordenanças na vigia dos mares e na defesa da costa, garantindo, assim, a segurança de toda a ilha, argumento este invocado pelo procurador do concelho na Corte para obter os avultados recursos necessários.

Bibliografia

CHAGAS, Diogo das. Espelho Cristalino em Jardim de Várias Flores (2.ª ed.). s.l., Presidência do Governo Regional dos Açores / Direção Regional da Cultura; Universidade dos Açores, Centro de Estudos Doutor Gaspar Frutuoso, 2007, pp. 264-266.

CHAGAS, Diogo das. "Relação do que aconteceu na Cidade de Angra da ilha Terceira, depois da feliz aclamação d'el rei D. João IV, que Deus guarde, na restauração do Castelo de S. João Baptista do Monte Brasil, até se embarcarem os castelhanos que o ocupavam (…)”. In Arquivo dos Açores, vol. X, 1888, pp. 193-232.

FARIA, Manuel Augusto de. Governadores do presídio militar espanhol nos Açores (10). Juan de Pastrana. In Diário Insular, 2 ago 2019, p. 18.

Contribuciones

Actualizado en 11/07/2020 por el tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Imprima el contenido


Registre su correo electrónico para recibir noticias sobre este proyecto


Fortalezas.org > Personaje > Juan de Pastrana