Catarina de Alexandria

Egypt

Catarina de Alexandria (Alexandria, Egito, início do século IV) é uma mártir cristã.

Celebrada anualmente a 25 de novembro, é considerada a padroeira dos estudantes, filósofos e professores, sendo também invocada pelos que trabalham com rodas e contra acidentes de trabalho.

Biografia

Era filha do rei Costus, vivendo em Alexandria, no antigo Egito. Jovem de rara beleza e muito culta, dispunha de vastos conhecimentos teológicos e humanísticos. Discutia, com desenvoltura e didática, em público, temas de filosofia, política e religião com os maiores estudiosos, um dote raro para uma mulher à época, e que a fazia respeitada em sua Corte. A sua lenda afirma que aos 18 anos de idade, numa visão, foi transportada ao Céu onde se encontrou com Maria e com o menino Jesus. Em êxtase, casou-se misticamente com Cristo, convertendo-se ao cristianismo.

O Egito integrava o Império Romano do Oriente, então sob o reinado do Imperador Maximino Daia (305-313), conhecido por sua perseguição aos cristãos.

O bispo Eusébio de Cesareia, em sua “História Eclesiástica”, narra que, em Alexandria, Maximino foi tomado por uma "paixão insana" por Catarina, uma jovem cristã, uma nobre de notável riqueza, educação e castidade. Quando a jovem recusou a corte de Maximino, ele tentou matá-la de forma lenta e cruel, utilizando como instrumento de tortura um aparelho com rodas e pontas de ferro. Tendo a jovem invocado a proteção divina, o aparelho desmontou-se. A jovem seria, então, decapitada, e Maximino apoderou-se da sua fortuna (Op. cit., Livro IX).

A lenda narra que após a execução – que terá tido lugar a 25 de novembro de 305 -, o corpo da mártir foi levado por anjos para o alto do monte Sinai onde, séculos mais tarde, o Imperador Justiniano faria erguer o Mosteiro de Santa Catarina e a igreja, para onde os seus restos mortais foram transladados.

Junto com a de Santa Margarida e com a do Arcanjo Miguel, a voz de Santa Catarina era ouvida por Joana d’Arc, instruindo-a em sua missão de salvar a França. Foi orientada pela voz de Santa Catarina, que a donzela de Avignon encontrou a espada que usaria em sua missão e que mudaria a história da França.

Contribution

Updated at 16/07/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Catarina de Alexandria