Saint Barbara

Turkey

Bárbara de Nicomédia (em gregoː Βαρβάρα, em coptaː Ⲃⲁⲣⲃⲁⲣⲁ), (séc. III - séc. IV) foi uma mártir cristã, reconhecida como santa pela Igreja Católica.

Biografia

Nasceu em Nicomédia (atual İzmit, na Turquia), perto do Mar de Mármara, no início do século III, filha de um sátrapa chamada Dióscoro, que a encerrou em uma torre para impedi-la de se casar muito jovem e evitar o proselitismo cristão.

Durante esse período teve professores que lhe ensinaram poesia e filosofia, entre outros assuntos. Por essa mesma razão, e porque seu pai estava ausente, Bárbara se converteu ao cristianismo e enviou uma mensagem a Orígenes, considerado um erudito da Igreja Cristã, para educá-la nessa fé. Após ter recebido o batismo, fez rasgar uma terceira janela em sua torre, simbolizando assim a Santíssima Trindade. Quando o seu pai retornou, declarou que era cristã e se opôs ao casamento que ele lhe propunha, dizendo que escolhera Cristo como seu esposo. O seu pai ficou furioso e quis sacrificá-la em honra aos seus deuses pagãos. Bárbara fugiu e refugiou-se em uma gruta que miraculosamente se abriu diante de si, mas apesar do milagre, foi capturada.

O seu martírio foi idêntico ao de São Vicente: foi amarrada a um potro, açoitada, rasgada com ancinhos de ferro, colocada em um leito de cacos de cerâmica e queimada com ferros em brasa. Finalmente, o próprio Dióscoro enviou-a ao tribunal, onde o juiz a sentenciou à pena de morte por decapitação. O próprio pai foi quem a decapitou no topo de uma montanha, vindo a ser imediatamente atingido por um raio, dando-lhe a morte também.

O culto à santa foi confirmado pelo Papa Pio V em 1568 e tornou-se um dos quatorze santos auxiliares do santoral - o calendário dos dias dedicados à memória e veneração dos Santos.

Por ter nascido a 4 de dezembro, a sua festa é celebrada nessa data. Por se relacionar com as explosões, é a santa padroeira dos artilheiros e dos mineiros. É considerada protetora contra danos das tempestades, raios e trovões.

 

Contribution

Updated at 26/12/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Saint Barbara