Gaspard de Coligny

France

Gaspard de Coligny (Châtillon-sur-Loing (hoje Châtillon-Coligny), 16 de fevereiro de 1519-Paris, 24 de agosto de 1572) foi um nobre, militar e líder huguenote francês. Conde de Coligny, barão de Beaupont e Beauvoir, Montjuif, Roissiat, Chevignat e outros lugares, Almirante da França. Foi um dos membros melhor conhecidos da Casa de Coligny, extinta em 1694.

Biografia

Era filho de Gaspard I de Coligny, marechal de França sob Francisco I, e de sua esposa, Louise de Montmorency. Era irmão de Odet, cardeal de Châtillon e de François d'Andelot.

Em 1555 foi responsável pela criação de uma colónia de huguenotes (protestantes franceses), na baía de Guanabara, na costa do Brasil, que acabou destruída pelos portugueses.

De origem católica, serviu nas guerras na Itália onde foi capturado pelos espanhóis, permanecendo em cativeiro durante dois anos (1557-1559). No cárcere converteu-se ao protestantismo, embora essa conversão tenha sido mais política do que religiosa.

Participou das Guerras Religiosas Francesas (1562-1598), vindo a assinar o chamado Tratado de paz de Saint-Germain (5 de agosto de 1570) que deveria por fim à 3.ª guerra entre católicos e huguenotes (1568-1570).

De volta à corte (1571), passou a exercer grande influência sobre Carlos IX de França. Catarina, mãe do soberano, e Henrique de Lorraine, duque de Guise, seu tradicional inimigo, tramaram um frustrado atentado, perpetrado por Maurevert, do qual Coligny saiu ferido, após uma visita ao soberano. Temendo ser descoberta, Catarina convenceu o filho de que os huguenotes preparavam uma vingança contra ele. Num acesso de raiva, o soberano ordenou o assassinato dos líderes huguenotes, no chamado “Massacre da Noite de São Bartolomeu”. Na madrugada de 24 de agosto, mercenários a serviço de Henrique de Guise, invadiram a sua casa em Paris, e o assassinaram. O seu corpo foi defenestrado e, em seguida, decapitado.

Contribution

Updated at 02/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Gaspard de Coligny