Luís dos Santos Vilhena

Portugal

Luís dos Santos Vilhena (1744-1814) nasceu na vila de São Tiago de Cassino, em Portugal. Chegou a Salvador, Bahia, em fins de 1787, como professor de grego. Foi autor de importantes trabalhos sobre a Bahia e o Brasil.

Vilhena serviu ao Exército por dez anos, em Setúbal, Portugal. Após sua baixa, foi aprovado para assumir a cátedra de grego, por volta de 1785, mas ficou doente. Após sua recuperação foi lhe oferecido o cargo na Cidade do Salvador. Ele ensinou grego na Bahia de 1787 a 1799, quando a cátedra foi extinta. Ele, então, foi jubilado (aposentado) com metade dos vencimentos.

Além de ensinar, Vilhena inventou mecanismos para melhorar o desempenho de engenhos. Começou a escrever suas famosas cartas em 1798, publicadas em 1802, mas nem todas chegaram até nós. Suas informações sobre a Cidade do Salvador são de valor inestimável. Também escreveu sobre Porto Alegre, Rio de Janeiro e sobre o Brasil, em geral.

Os manuscritos originais de Vilhena, publicados em 1802, encontram-se na Biblioteca Nacional do Brasil. Um dos mais importantes para o estudo das fortificações encontra-se disponível também nesta base de dados: http://fortalezas.org/index.php?ct=bibliografia&id_bibliografia=4296.

Vilhena morreu em Salvador, em 1814, aos 70 anos de idade e foi sepultado no convento de Santa Tereza no Hábito do Carmo. Sua esposa D. Maria Antônia faleceu em 1817, aos 45 anos.

Fonte: http://www.historia-brasil.com/bibliografia/vilhena.htm, consultado em 26/08/2020.

Contribution

Updated at 26/08/2020 by the tutor Roberto Tonera.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Luís dos Santos Vilhena