http://www.fortalezas.org
 
Relatório do Ministro da Marinha, João Maurício Wanderley, em maio de 1856  




"Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa na quarta sessão da nona legislatura, pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha, João Maurício Wanderley."

A respeito de fortificações, a página 7 refere-se à Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon (RJ), responsável pelo aquartelamento dos corpos do Batalhão Naval. A mesma página informa o aquartelamento da Companhia de Inválidos na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras (RJ).

O Forte do Mar [Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo/BA] é mencionado na página 14, por ter recebido um farolete [informação que se repete na página 19], e o Forte de Santo Antônio da Barra (BA), que teve seu farol transferido para o Morro do Conselho. Entre as páginas 14 e 15, são citadas as fortificações de Santa Cruz de Anhatomirim, Santana do Estreito e Barra do Sul (SC).

Em anexo, na página 40 do arquivo PDF, é feita breve menção a proposta de obras no Forte do Picão [Forte de São Francisco da Barra/PE], novamente citada nas páginas 41 e 42 do arquivo PDF. Na mesma página fala-se do Forte de São Tiago das Cinco Pontas (PE), pelo qual passaria uma bacia de flutuação, na qual os navios poderiam atracar para carga e descarga e consertos no porto de Recife. A página seguinte cita a proposta de construção de um paredão guarnecendo a margem do rio entre os fortes de São João Batista do Brum e Madame Bruyne (Buraco) (PE). A página 42 do arquivo PDF menciona também o Forte do Matos [Forte da Madre de Deus e São Pedro/PE] no contexto de obras no porto de Recife.

  • João Maurício Wanderley (Barão de Cotegipe)
  • Typographia Nacional
  • 1856
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1856, 87 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/2366?from=000001&to=000086. Acesso em: 25/09/2019.
  • Download




Contribution

Updated at 25/09/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).