http://www.fortalezas.org
 
Fala do Presidente da Província da Bahia, João Antonio de Araujo Freitas Henriques, em março de 1872  




"Fala com que o Excelentíssimo Senhor Desembargador João Antônio de Araujo Freitas Henrique abriu a 1ª sessão da 19ª legislatura da Assembleia Provincial da Bahia, em 1º de março de 1872."

A respeito de fortificações o documento menciona brevemente, na página 21, a Fortaleza do Barbalho [Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo/BA], que esteve sob o comando do tenente-coronel de estado-maior, Cypriano da Rocha Lima, até a nomeação deste para o comando da Fortaleza da Gamboa [Forte de São Paulo da Gamboa/BA]. A vigilância do Barbalho ficou sob responsabilidade do comandante da Companhia de Inválidos.

A página 26 cita o aquartelamento da Companhia de Aprendizes Marinheiros no Forte do Mar [Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo/BA], e os praças da referida companhia cumpriam serviços na fortificação. A Fortaleza [Forte] de Santo Antônio da Barra (BA), por sua vez, é mencionada na página 28 por conta de mudanças em seu farol.

Mais a frente, na página 80, fala-se sobre a cadeia de correção da Fortaleza de Santo Antônio [Forte de Santo Antônio Além do Carmo/BA], que havia recebido obras. A página 98 informa o desmoronamento de parte da muralha da rua do Forte de São Pedro (BA) e a continuidade das obras naquele local, assunto novamente mencionado na página 103 e no anexo da página 355 do arquivo PDF.

Ainda sobre obras militares, a mesma página menciona o já citado Forte do Barbalho e os investimentos para com ele. O quartel do Forte de São Pedro também recebeu reparos - citados novamente na página 374 do arquivo PDF. A página 99 cita as fortificações da Gamboa e do Morro de São Paulo (BA), tendo a primeira recebido reparos e estando a segunda necessitada de obras para livrar-se do estado de ruína eminente.

  • João Antonio de Araujo Freitas Henriques
  • Typographia do Correio da Bahia
  • 1872
  • Salvador
  • Portuguese
  • Relatório da Província da Bahia, Salvador, 1872, 379 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/3021?from=000001&to=000378. Acesso em: 22/01/2020.
  • Download




Contribution

Updated at 04/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).