http://www.fortalezas.org
 
Relatório do Conselheiro da Província da Bahia, Manuel do Nascimento Machado Portella, em abril de 1889  




“Relatório com que o Exm. Sr. Cons. Dr. Manuel do Nascimento Machado Portella passou a administração da Província ao Exm. Sr. Des. Aurelio Ferreira Espinheira, no dia 1º de abril de 1889.”

A respeito de fortificações o relatório menciona, na página 33, o Depósito de Pólvora do Matatú, cuja localização é descrita como pouco apropriada para funcionar como depósito, e cujo estado é caracterizado como “muito arruinado”. A mesma página menciona as duas fortificações armadas da província: o Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, comandado pelo coronel reformado do Exército, José Antonio d’Oliveira Botelho, e o Forte de São Paulo da Gamboa, comandado pelo capitão reformado Nelson Jasen Muller.

Mais a frente, as páginas 34 e 35 listam os próprios nacionais pertencentes ao Ministério da Guerra, estando inclusos os quartéis da Palma, da Mouraria e de Cavalaria, o Forte de São Pedro, o Depósito de Pólvora do Matatú, o Arsenal de Guerra, a Fortaleza de Santo Antônio da Barra, os fortes de Santa Maria, São Diogo, Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, Santo Alberto (Lagartixa), São Joaquim de Jequitaia, Nossa Senhora de Monte Serrat, Nossa Senhora do Monte do Carmo (Barbalho), Santo Antônio Além do Carmo, São Bartolomeu da Passagem, Santana do Rio Vermelho, Paraguassú, São Lourenço na Ponta da Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo (BA).

A página 147 cita o Forte de Santo Alberto (Lagartixa) como um dos pontos do plano de melhoramento do porto e da área comercial da capital da Bahia.

  • Manuel do Nascimento Machado Portella
  • 1889
  • Salvador
  • Portuguese
  • Relatório da Província da Bahia, Salvador, 1889, 293 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/3077?from=000001&to=000292. Acesso em: 05/03/2020.
  • Download




Contribution

Updated at 05/03/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).