http://www.fortalezas.org
 
Antoine De Ville
 

O Cavaleiro Antoine De Ville, nascido em 1596 e falecido em 1657, foi um profissional que dedicou sua vida às artes da guerra, tanto na construção quanto na expugnação de praças.

De distinta e tradicional família de militares, era considerado como engenheiro e arquiteto militar, tendo iniciado o seu estudo da matéria através do tratado de Errard de Bar-le-Duc,La fortification reduite en Art et demontrée (BAR-LE-DUC, 1600), este considerado pai da Escola Francesa de fortificar.

Era um experto em minas, um procedimento muito corriqueiro para auxiliar na tomada de praças e, como tal, participou em muitos assédios importantes.

Dos seu currículo consta o serviço prestado à República de Veneza entre os anos 1630 e 1635, quando fortificou a cidade de Pola. Quando voltou de Veneza, esteve a serviço de Richelieu. Em 1636, estava lutando em Flandres com o Conde de Soissons; em 1637, nos assédios de Corbie e Landrecy e, em 1639, no assédio de Hesdin.

Era um militar extremamente ativo e muito da sua experiência adquiriu nos campos de batalha. Foi escritor muito prolífero, mas vamos destacar somente o seu trabalho mais alentado sobre as fortificações: Les Fortifications (DE VILLE, 1640), conhecido em outras edições como Les fortifications ou l’ingénieur parfait. O seu método de fortificar é conhecido como o mais característico da Escola Francesa de fortificação do seu tempo.

Fonte: OLIVEIRA, Mário Mendonça de. As Fortificações Portuguesas de Salvador Quando Cabeça do Brasil . Salvador: Selo Editorial da Fundação Gregório de Mattos, 2004. p. 49.

 

Contribution

Updated at 14/11/2008 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Mayra).