http://www.fortalezas.org
Forte de São Francisco Xavier da Praia de Fora

, -

 
O Forte de São Francisco Xavier da Praia de Fora, já desaparecido, ficava localizado no final do caminho que, vindo da antiga Vila de Nossa Senhora do Desterro (hoje cidade de Florianópolis), alcançava a Praia de Fora (hoje Avenida Beira-Mar Norte) na Baía Norte, onde hoje existe a Praça Esteves Júnior,  no litoral do estado de Santa Catarina.

O Forte de São Francisco Xavier foi construído entre 1761 e 1765, no Governo de Francisco Antônio Cardoso de Menezes e Sousa, segundo projeto do Engenheiro Militar José Custódio de Sá e Faria, com a finalidade de complementar o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina. Em tempo de guerra, resguardando o acesso à Vila Capital, e em tempo de paz, evitando a atracação de embarcações tripuladas por contrabandistas.

Segundo levantamento do Alferes José Correia Rangel, de 1786, o Forte chegou a possuir um conjunto de armamentos com 19 peças: uma de bronze de calibre 6 libras, e dezoito de ferro, sendo duas de calibre 8, seis de calibre 6, quatro de calibre 4, quatro de calibre 2 e as últimas duas de calibre 1 libra.

Este Forte possuía uma planta em forma de polígono irregular, com uma muralha semicircular voltada para o mar. Pela portada, através de um corredor abobadado, alcançava-se o pátio central, onde estavam localizados os edifícios da fortificação: Quartel dos Soldados, Paiol da Pólvora, Quartel dos Oficiais e Cozinha. Contornando este pátio central, numa plataforma elevada acessada por um único lance de escadas, encontravam-se as baterias de canhões.

O Forte de São Francisco, juntamente com o Forte de São Luiz, também localizado na Praia de Fora, foi vendido em hasta pública, leilão: o primeiro, a 31/ago/1841 e o segundo a 02/dez/1839. A venda permitiria a demolição dos prédios a "preço menor do que valia a cantaria de seus portões", segundo crítica da época (CABRAL, 1972: 40).

O terreno de marinha passou à Câmara Municipal, que, atendendo a uma reivindicação da comunidade local, por volta de 1862, ali faz erguer uma praça pública, denominada Jardim Lauro Müller, atual Praça Esteves Júnior.

Apesar de nada mais restar da estrutura atualmente, durante a execução de obras públicas de drenagem ao redor da praça Esteves Júnior, em 1998, operários da Prefeitura Municipal encontraram dois canhões de ferro fundido, e na sequência um outro, que pertenceram ao antigo forte. Sobre eles ainda pode ser visto o brasão inglês do Rei George II, determinando a fabricação inglesa destes armamentos. A partir de 2001, as primeiras duas peças passaram a incorporar o novo aspecto da praça e a terceira foi transferida para o Forte de Santa Bárbara, no centro de Florianópolis. Esses achados acidentais demonstram que uma pesquisa arqueológica nesta área poderia evidenciar muito mais da história desta fortificação.


  • Forte de São Francisco Xavier da Praia de Fora

  • Forte da Praia de Fora; Forte de São Francisco;

  • Fort

  • 1761 (AC)

  • 1765 (AC)

  • José Custodio de Saa y Faria

  • Francisco Antônio Cardoso de Meneses e Sousa

  • Portugal

  • 1839 (AC)

  • Missing

  • Monument with no legal protection
    Apesar da fortificação haver desaparecido há muitos anos, somos da opinião que a área que ocupou (a atual Praça Estevs Júnior e ruas vizinhas) deveria ser cadastrada e protegida como sítio histórico, visto tratar-se de área nunca prospectada arqueologicamente. Isto permitiria monitorar futuras intervenções na praça e vizinhanças, garantindo a salvaguarda dos achados arqueológicos encontrados em escavações técnicas ou naquelas resultantes de obras de infra-estrutura e benfeitorias realizadas no sítio.

  • Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Prefeitura Municipal de Florianópolis



  • Disappeared
    A área ocupada pelo antigo forte é hoje um praça municipal urbanizada (Praça Esteves Júnior), onde podem ser apreciados dois canhões de ferro fundido e um painel informativo sobre a história do forte.

  • 0,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Santa Catarina
    City: Florianópolis

    O Forte de São Francisco localizava-se na atual Praça Esteves Júnior, na Avenida Rubens de Arruda Ramos (Beira-Mar Norte), próximo ao centro de Florianópolis.


  • Lat: 27 35' 25''S | Lon: 48 33' 21''W




  • Segundo levantamento do Alferes Correia Rangel, de 1786, o Forte chegou a possuir um conjunto de armamentos com 19 peças: uma de bronze de calibre 6 libras, e dezoito de ferro, sendo duas de calibre 8, seis de calibre 6, quatro de calibre 4, quatro de calibre 2 e as últimas duas de calibre 1 libra.

    Em 1998, operários da Prefeitura Municipal encontraram dois canhões de ferro fundido, e na sequência um outro, que pertenceram ao antigo forte, duante obras de drenagem na praça. Sobre eles ainda pode ser visto o brasão inglês do Rei George II, determinando a fabricação inglesa destes armamentos.

  • Este Forte possuía uma planta em forma de polígono irregular, com uma muralha semicircular voltada para o mar. Pela portada, através de um corredor abobadado, alcançava-se o pátio central, onde estavam localizados os edifícios da fortificação: Quartel dos Soldados, Paiol da Pólvora, Quartel dos Oficiais e Cozinha. Contornando este pátio central, numa plataforma elevada acessada por um único lance de escadas, encontravam-se as baterias de canhões.