http://www.fortalezas.org
Capangombe Fort

, -

 

O “Forte de Capangombe”, também referido como “Fortaleza de Capangombe” e "Fortaleza da Bibala", localiza-se na aldeia escolar de Capangombe, comuna do Munhino, município da Bibala, província de Namibe, em Angola.

História

O período de intensa atividade militar portuguesa registado em toda a segunda metade do século XIX, e que se estende até à queda da Monarquia Portuguesa (1910), traduz-se na construção de inúmeras fortificações, com a função complementar de apoio à ocupação do território angolano.

A expansão da rede urbana na província do Namibe desenvolveu-se inicialmente em dois eixos principais: para o interior, visando ligar a cidade de Moçâmedes ao planalto, e ao longo da costa, para sul de Moçâmedes, visando explorar a região da foz do rio Cunene, e depois para norte, visando estabelecer novas colónias piscatórias. Numa etapa posterior desenvolveu-se no interior um conjunto de povoações, ligadas ao desenvolvimento agropastoril e turístico.

Da etapa inicial de crescimento da rede urbana para o interior, a área recebeu povoadores oriundos de Moçâmedes em 1850 encabeçados por José Leite de Albuquerque, registando-se desde 1857 importantes produções de milho, feijão, batata, farinha de mandioca, açúcar e aguardente. Na aproximação à serra da Chela destacou-se a implantação da "Colónia de Capangombe", por uma centena de portugueses vindos de Luanda, autorizados pelo então Governador Geral de Angola, Sebastião Lopes de Calheiros e Meneses (1861-1862), ali chegados em 26 de maio de 1861, e a fundação, em 1867, do colonato agrícola da Bibala, depois Vila Arriaga.

A fortificação foi erguida em 1862 na passagem estratégica do sopé da serra da Chela, junto à estrada antiga.

Foi classificada pela portaria n.º 6.713, publicada no Boletim Oficial n.º 21 de 25 de maio de 1945.

Após a independência do país (1975), as suas dependências estiveram ocupadas por uma unidade do Exército de Angola.

Em ruínas, em nossos dias foi adaptada pelo governo do Namibe a internato pedagógico, de formação técnico-profissional, com capacidade para cerca de 300 alunos, pouco restando da primitiva estrutura.

Características

Exemplar de arquitetura militar, na cota de cerca de 600 metros acima do nível do mar.

Apresenta planta quadrada com 88 metros de lado e muros que se elevam a 10 metros de altura com postos de observação em cada vértice. Pelo exterior desenvolvia-se uma linha de trincheiras. No interior, acedido por portão em arco abatido, erguiam-se as edificações de serviço.




  • Capangombe Fort

  • Fortaleza de Capangombe, Fortaleza da Bibala

  • Fort

  • 1862 (AC)




  • Portugal


  • Featureless and Well Conserved

  • Other: tell us by e-mail
    Foi classificada pela portaria n.º 6.713, publicada no Boletim Oficial n.º 21 de 25 de maio de 1945.





  • State Public Organ

  • 7744,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Angola
    State/Province: Namibe
    City: Bibala



  • Lat: 14 57' 31''S | Lon: 12 -59' 16''E














Contribution

Updated at 05/09/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.