http://www.fortalezas.org
Fort of São José do Maio

, -

 

O "Forte de São José” localiza-se na Vila do Maio, também referida localmente como Porto Inglês, no concelho do Maio, a sudoeste da ilha do Maio, em Cabo Verde.

História

A ilha, de origem vulcânica, foi descoberta em 1 de maio de 1460. O seu povoamento, entretanto, só ocorreu ao final do século XVI, em função do extrativismo de sal e de madeira, da criação de gado, especialmente caprino, e de alguma agricultura.

Utilizada como base para piratas e corsários, então frequentes nesta região do oceano Atlântico, a sua presença é recordada na toponímia "Porto Inglês". No século XVIII o governador de Cabo Verde, Serafim Teixeira Sarmento de Sá (1715-1719), aconselhou o Conselho Ultramarino "(...) que devia ali mandar um engenheiro para tratar das fortificações para que os ingleses ou outra nação não antecipassem em ir ocupá-la a fim de se impedir a liberdade com que ali vão tirar o sal". Viriam assim a ser erguidas duas fortificações, o Forte Dona Leopoldina e o Forte de São José, (MONTEIRO, Felix. "Descrição Corográfica e Estatística das Ilhas de Cabo Verde", p. 134, in Revista Raízes.) este último com a função de defesa do porto da vila - o maior e mais importante da ilha.

Desde 1887 passou a abrigar um farol.

Em 2012 a Câmara Municipal do Maio promoveu a requalificação do monumento, através da pintura do edifício, recolocação dos canhões no interior, instalação de serviços de eletricidade, elaboração e colocação de painéis de azulejo com a história da Ilha do Maio e a criação e equipamento de uma estrutura multiusos de apoio turístico e cultural, para venda de produtos tradicionais locais (tais como o sal, o queijo, têxteis, olaria, entre outros), exposições temáticas e outras atividades de dinamização cultural.

Os trabalhos decorreram no âmbito do projeto de valorização do património histórico-cultural da Ilha do Maio, com financiamento pela Câmara Municipal, a União Europeia, a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) "Instituto Marquês de Valle Flôr" e o Projeto de Apoio às Iniciativas Culturais nos PALOP.

Em nossos dias constitui-se em uma das atrações da povoação, assim como a Igreja de Nossa Senhora da Luz.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.

De pequenas dimensões, apresenta planta quadrangular com guaritas nos vértices e uma torre de planta também quadrangular, dividida internamente em dois pavimentos.




  • Fort of São José do Maio


  • Fort





  • Portugal


  • Restored and Well Conserved






  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Cape Verde
    State/Province: Maio
    City: Maio

    Vila do Maio, ilha do Maio, arquipélago de Cabo Verde.


  • Lat: 15 -9' 49''N | Lon: 23 12' 45''W














Contribution

Updated at 09/03/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.