http://www.fortalezas.org
Fortim de São Luís

, -

 
O Forte de São Luís está localizado na ponta de Mucuripe, defendendo a enseada e porto de mesmo nome, em Fortaleza, no Estado do Ceará.

De acordo com Barretto (1958), já no início do século XVII, o Capitão-mór Martim Soares Moreno preconizava a fortificação da enseada de Mucuripe, a quem os franceses denominavam "mocoripá", a ser artilhada com quatro peças, idéia perfilhada em 1696 pelo Capitão-mór da Capitania do Ceará, Fernão Carvalho. Em 1745 foi submetido à Coroa portuguesa um projeto para a construção de um forte em Mucuripe.

Entretanto, apenas a partir de 1799, seguindo Barretto (1958), é que uma fortificação seria iniciada para a defesa da enseada, sob a forma de uma simples estacada de pau-a-pique, com a forma de um polígono octogonal regular, com vinte palmos de comprimento em cada lado. Os cinco ângulos voltados para o mar possuíam uma canhoneira cada um e os três pelo lado de terra abrigavam o quartel da tropa. Encontrava-se artilhado com três peças de 3 libras, duas de bronze e uma de ferro, todas com os seus ouvidos arruinados, apontadas para a entrada da enseada.

Seus muros eram tão baixos, que do mar podiam se divisar os soldados ali postados. Ainda conforme Barretto (1958), no ano de 1800, o governador da Capitania do Ceará, Bernardo de Manoel de Vasconcelos, propôs o aumento da artilharia do forte, de dezoito para vinte e seis peças. No ano seguinte, para reforço da sua defesa, ordena o levantamento de três baterias de pedra e cal, uma delas próxima ao ancoradouro. Essa obra, a cargo do Tenente Artilheiro Francisco Xavier Torres, foi concluída em três meses, ao custo de 526$930 réis. Por falta de peças para municiar as baterias recém-construídas, o mesmo governador faz guarnecê-las com algumas peças de ferro em cada uma, complementadas por imitações de madeira pintadas de preto, iludindo o observador externo.

Também conhecido como Fortim de São Bernardo do Governador, dessa estrutura e das que lhe foram complementares na defesa do ancoradouro de Mucuripe, nada mais resta atualmente. Barretto (1958) complementa que, em 1843, o estado dessa defesa era bastante precário, guarnecida por um Sargento e quatro soldados sob o comando de um Tenente reformado. Junto às canhoneiras jaziam onze peças, encobertas pela areia.


  • Fortim de São Luís


  • Fortin

  • 1799 (AC)




  • Portugal


  • Missing






  • Disappeared

  • 0,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Ceará
    City: Fortaleza

    Localizado na ponta de Mucuripe, defendendo a enseada e porto de mesmo nome, em Fortaleza, no Estado do Ceará.


  • Lat: 3 42' 28''S | Lon: 38 27' 60''W














Contribution

Updated at 28/11/2008 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.