http://www.fortalezas.org
Alcazaba and Walls of Almería

, -

 




Alcáçova
Em arquitetura militar, uma alcáçova (do árabe: قصبة; transliterado: “al-qasbah”, com o significado de "cidadela"), é um tipo de fortificação islâmica. Tipicamente dividia-se em dois recintos, em cotas distintas: o inferior, de maiores dimensões (“albacar”), destinava-se a acampamento de tropas e ao acolhimento da população com o seu gado em caso de ameaça; o superior, de menores dimensões, acolhia os serviços administrativos e de comando (“alcácer”), bem como a mesquita, para os serviços religiosos. Os elementos arquitetónicos predominantes eram a porta em cotovelo e o arco em ferradura. Foi adaptado posteriormente, vindo a constituir o castelo medieval Ibérico cristão, onde, normalmente habitava o alcaide ou governador.
Muralha
Muralha é um muro de pedra ou terra rodeando um castelo, fortaleza ou cidade fortificada, e sobre o qual era levantado o parapeito e usada para fins de defesa.
Pirobalística
Pirobalística é um processo de tiro em que se utiliza, como força propulsora dos projéteis, os gases resultantes da explosão da pólvora. Arte de calcular o alcance das armas de fogo.
Saliente
Designa a parte mais avançada da fortificação. O saliente mais importante é o baluarte.





Contribution

Updated at 02/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.