http://www.fortalezas.org
Castle of Olivença

, -

 




Abóbada de Berço
Abóbada de berço, também referida como abóbada de canudo, abóbada cilíndrica ou abóbada de canhão, é um tipo de abóbada construída como um contínuo arco de volta perfeita. É um elemento arquitetônico característico da arquitetura romana, retomado posteriormente pela arquitetura do Renascimento.
Ameia
Ameias são aberturas intervaladas nos parapeitos das muralhas de fortificações, castelos ou outras estruturas defensivas, por onde os defensores podiam visar o inimigo.
Mata-cão
Os mata-cães (em francês, "Mâchicoulis") são aberturas quadrangulares ou grandes sulcos feitos horizontalmente ao longo de caminhos de ronda de torres ou cortinas, e que permitiam que as suas bases fossem protegidas. Já existiam nas plataformas de madeira que eram erguidas nas muralhas entre o início da Idade Média e o século XIII. Sendo estas frequentemente incendiadas pelos sitiantes, foram substituídas, no final desse século, por passarelas de pedra construídas com mísulas no topo das muralhas e torres, e perfuradas com orifícios através dos quais se deixavam cair sobre os assaltantes materiais de todos os tipos: água fervente, piche a ferver, pedras, pedaços de madeira, materiais em chamas, etc. MÂCHICOULIS. In Viollet-le-Duc. Dictionnaire raisonné de l’architecture française du XIe au XVIe siècle, 1854-1868, tome 6.
Menagem
Menagem é um prisão em sítio franco, sob palavra do prisioneiro. Principal torre dos castelos medievais.
Muralha
Muralha é um muro de pedra ou terra rodeando um castelo, fortaleza ou cidade fortificada, e sobre o qual era levantado o parapeito e usada para fins de defesa.





Contribution

Updated at 25/07/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (5), Projeto Fortalezas Multimídia (Jéssica Pedrini) (1).