http://www.fortalezas.org
Fortress of São José do Macapá

, -

 




Baluarte
Baluarte é uma parte avançada das obras defensivas composta por duas faces frontais, que formam entre si um ângulo saliente, e dois flancos laterais, que formam cada qual um ângulo reentrante com a cortina ou muralha que lhe é adjacente. Os baluartes abrigavam a artilharia principal de onde era possível cruzar fogos com os demais baluartes da fortificação, protegendo toda a linha de muralhas do recinto fortificado. Nas antigas fortificações portuguesas e espanholas, os baluartes eram também batizados com nome de santos.
Batería
Batería es la obra de fortificación destinada a contener piezas de artillería reunidas y puestas a cubierto. La batería puede estar formando parte de una fortificación continua o bien hallarse aislada.
Cisterna
Cisterna é um reservatório de águas pluviais subterrâneo. Poço estreito; algibe, cacimba.
Foso
Foso es la zanja, de dimensiones variables, que rodea una fortificación. Habitualmente son los llamados fosos secos, por no contener agua.
Muralha
Muralha é um muro de pedra ou terra rodeando um castelo, fortaleza ou cidade fortificada, e sobre o qual era levantado o parapeito e usada para fins de defesa.
Paiol
Paiol é um depósito de pólvora, munições e outros petrechos de guerra. Depósito de mantimentos.
Revelim
Revelim é uma obra exterior de uma fortificação abaluartada, de planta triangular de duas faces, com a função de proteger uma cortina, ponte, etc.





Contribution

Updated at 18/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (5), Roberto Tonera (7), Projeto Fortalezas Multimidia (Mayra) (1).