http://www.fortalezas.org
Forte de Santa Cruz do Paraguaçu
Planta e perspectiva do Forte de Santa Cruz do Paraguaçu  

Trata-se de um documento da segunda metade do século XVIII com a planta e perspectiva do Forte de Santa Cruz do Paraguaçu que se localizava à margem direita da foz do Rio Paraguaçu, na altura da atual cidade de Maragogipe, no Estado da Bahia, dominando o acesso ao Recôncavo Baiano.

Credit:A planta pertence ao documento manuscrito titulado: “Cartas topograficas contem as plantas e prospectos das fortalezas que defendem a cidade da Bahia de Todos os Santos e seu reconcavo por mar e terra”. De autoria de José Antônio Caldas, o conjunto é composto de 29 folhas manuscritas, 13 plantas pintadas à tinta da china e aguadas em rosa e cinza, de 43 cm. A planta do Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat. A planta do Forte de Santa Cruz do Paraguaçu foi copiada por Jozé Ramos de Souza; Escala ca. 1:270 determinada com o valor calculado 8,05 cm correspondente a "100 palmos"; 35,7x21,2 cm em folha de 41,6x26,3 cm; inclui um alçado.

Os direitos e a localização do documento original pertencem à Biblioteca Nacional (Portugal), disponibilizado no site da mesma instituição: http://purl.pt/854
Year:1764
Published by:Projeto Fortalezas Multimídia (Jaime José S. Silva)