História do Rio Grande do Sul: Período Colonial

A obra em questão aborda os principais fatos da história do Rio Grande do Sul, durante o período colonial. Inicia com o estudo das suas regiões fisiográficas, dos principais grupos étnicos, dos falares regionais, dos usos e costumes.

O autor começa a sua narrativa histórica a partir das referências feitas por viajantes que passaram pelo litoral sul-rio-grandense. A seguir, relata a ocupação jesuítica no Rio Grande do Sul, bem como os conflitos entre catequistas espanhóis e colonizadores luso-brasileiros.

Nos capítulos: “Fundação do Rio Grande”, “Criação da Comandância Militar” e “Colonização Açoriana”, são narrados os acontecimentos em torno da ocupação da terra, salientando as contribuições culturais dos açorianos, madeirenses, índios, descendentes africanos e dos contingentes migratórios posteriores – alemães, italianos, poloneses.

O autor também aborda os conflitos entre os espanhóis e portugueses, em meados do século XVIII, que definiram a fixação dos limites territoriais do Rio Grande do Sul e levaram à construção de diversas fortificações nesta região.

A última parte do livro narra o desenvolvimento do Rio Grande do Sul às vésperas da independência do Brasil. Ao lado de um rápido crescimento econômico, a Capitania começa a viver uma grande agitação política. O panorama internacional é dominado pela Guerra da Cisplatina.

  • Book
  • Guilhermino Cesar
  • Martins Livreiro - Editor
  • 2002
  • Porto Alegre
  • Portuguese
  • 327p.

Contribution

Updated at 23/04/2009 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Elisangela).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > História do Rio Grande do Sul: Período Colonial