Defesa da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro

No título original, está escrito: "Defesa da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro, dividida em duas partes: a primeira contém as fortificações e uniformes da Tropa da Ilha de Santa Catarina; a segunda o que pertence ao Rio Grande".

Trata-se de um relatório datado de 1786, mas elaborado entre 1786 e 1789, de autoria de José Correia Rangel de Bulhões, então Ajudante de Infantaria com Exercício de Engenheiro.

O códice é composto de 76 folhas, das quais 29 são primorosos desenhos a cores de uniformes militares e levantamento gráfico das fortificações, com outras duas pranchas desdobráveis, com os mapas gerais da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis/SC) e de Rio Grande de São Pedro (atual cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul), também coloridos.

O livro traz informações cadastrais, manuscritas, extremamente detalhadas, sobre as fortificações, suas tropas, armamentos e munição, além dos projetos e mapas. Apresenta ainda um minucioso inventário de artefatos, móveis e utensílios de toda natureza presentes nas fortificações, compondo um rico quadro do cotidiano de vida militar na segunda metade do século XVIII.

O manuscrito foi integralmente publicado em fac-símile, e devidamente contextualizado, dentro da obra "As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786", de autoria dos arquitetos Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira, publicado em 2011, com 2ª edição em 2015.

  • Handwritten Document
  • José Correia Rangel de Bulhões
  • 1786
  • Lisboa
  • Portuguese
  • Manuscrito original pertencente ao acervo do Arquivo Histórico Militar de Lisboa, 76 p., il., color.

Related fortifications

Contribution

Updated at 13/06/2017 by the tutor Roberto Tonera.



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Defesa da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro