Príncipe Regente chega no Dia do Descobrimento do Brasil

O artigo versa sobre a construção de uma caravela no estilo quinhentista, batizada com o nome de Príncipe Regente, construída para comemorar os 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa no Brasil.

“Foi construída nos estaleiros de Valença em madeira de jaqueira e conta com elementos das embarcações que chegaram ao Brasil na frota de Pedro Álvares Cabral, incluindo três velas com a Cruz de Cristo, também confundida com a Cruz de Malta. Apesar do velame, a caravela conta com motorização própria.

Ao contrário das caravelas construídas fora de Valença por ocasião dos 500 anos do descobrimento, “esta navega mesmo”, garante José Nelson Fernandes, armador responsável pela embarcação. A “Príncipe Regente”, que levou dois anos para ser construída, já fez teste de mar e está licenciada para navegar a até quatro milhas da costa, sendo possível ir até mar aberto.

A caravela fará o tour náutico do Forte São Marcelo, na Baía de Todos os Santos, que mostra a cidade do Salvador a partir do mar, com uma nova abordagem: o “Baía Histórica”.

Organizado pela área de museologia do Forte São Marcelo, o roteiro parte do terminal náutico da Bahia, em frente ao Mercado Modelo, e segue para o Farol da Barra. De lá, a bordo da caravela, os visitantes percorrem dez fortalezas até Mont Serrat, até atracar no popularmente São Marcelo.

A idéia é oferecer uma perspectiva histórica de Salvador a partir das principais fortalezas marítimas da cidade.”

Este artigo está inserido no jornal Gazeta do Forte, informativo da Abraf (Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos) e do Forte de São Marcelo, feliz iniciativa que vem contribuir para divulgação e revitalização do Forte de São Marcelo.

  • Article
  • Rogério Borges
  • ABRAF
  • 2008
  • Salvador
  • Portuguese
  • In: Informativo da Abraf e Forte São Marcelo, Ano I n°3, abril.

Contribution

Updated at 18/10/2011 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Elisangela).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Príncipe Regente chega no Dia do Descobrimento do Brasil