O Forte de Óbidos, uma unidade de defesa na conquista do Norte do Brasil: um projeto de pesquisa

O início da colonização do Norte do Brasil está relacionado à conquista e à exploração direta dos recursos naturais. A fixação portuguesa na região foi movida, em grande parte, pela necessidade de garantir a posse do território e evitar a evasão de bens. Muitos dos assentamentos coloniais originaram-se de postos avançados de conquista ou de defesa. O Forte dos Pauxis (século XVII) e o de Óbidos, que o sucedeu (século XIX), representam uma unidade funcional do subsistema de defesa do sistema colonial português no Brasil. Efetivamente, a estrutura arquitetônica remanescente foi aquela construída no século XIX. O assentamento do forte no estreito de Óbidos, no século XIX, atendia ainda a condição estratégica da área, que fora observada o séc. XVII. Por seu traçado, o Forte revela profundas diferenças com a grande maioria das estruturas de defesa remanescentes no Nordeste do Brasil.

Construído sob novas concepções de técnicas de defesa, e sob o impacto do desenvolvimento das armas raiadas, o Forte de Óbidos permite, através do estudo arqueológico, avaliar-se importantes aspectos, omissos na parca documentação textual até o momento conhecida. São aspectos quanto a adoção de técnicas da arquitetura militar, ao uso de armamentos, velocidade de difusão de artefatos importados, e sobretudo questões relacionadas à alterações de função, ao longo do tempo, e modificações na estrutura arquitetônica.

  • Article - Proceedings
  • Veleda Lucena
  • Revista de Arqueologia
  • 1995
  • São Paulo
  • Portuguese
  • In: Revista de Arqueologia, São Paulo: Vol.8, Nº2, p.303-319, 1994/95. Edição dedicada à VII Reunião Científica da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), João Pessoa, 1993.
  • Download

Related fortifications

Contribution

Updated at 10/05/2015 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Jefté).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > O Forte de Óbidos, uma unidade de defesa na conquista do Norte do Brasil: um projeto de pesquisa