Carta do Presidente da Província de Santa Catarina Miguel de Souza e Melo Alvim ao Ministro da Guerra, Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão, de 12 de fevereiro de 1863

Carta enviada pelo Presidente da Província de Santa Catarina Miguel de Souza e Melo Alvim ao Ministro da Guerra, Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão, de 12 de fevereiro de 1863.

É provável que o autor deste documento seja na realidade Miguel de Souza Melo e Alvim (Filho), tendo em vista que seu pai (de mesmo nome) já havia falecido em 1855, bem antes da data da referida carta.

A carta em questão comenta sobre as defesas da Província de Santa Catarina, informa sobre o estado de ruínas em que se encontravam as antigas fortificações, e recomenda reparar as Fortalezas de Santa Cruz, Ratones, Araçatuba e Bateria do Pontal de Ratones.

Trata-se de um dos raros documentos (juntamente com o mapa de 1830 do oficial engenheiro Niemeyer Bellegarde) onde esta bateria do pontal é mencionada.

A carta parece se referir a existência ainda de um outro documento (relatório, carta?) de autoria do "Senador Mafra", provavelmente José da Silva Mafra (filho), na qual as argumentações de Melo e Alvim parecem ter se baseado.

  • Handwritten Document
  • Miguel de Souza Melo e Alvim (Son)
  • 1863
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Manuscrito, Arquivo Nacional. Transcrito por Adler Homero Fonseca de Castro
  • Download

Contribution

Updated at 08/04/2015 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Mayra).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Carta do Presidente da Província de Santa Catarina Miguel de Souza e Melo Alvim ao Ministro da Guerra, Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão, de 12 de fevereiro de 1863