Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai

Livro fruto de pesquisas em arquivos e bibliotecas do Brasil, do Rio da Prata e da Europa. É uma nova história dos cinco anos da guerra que opôs paraguaios a brasileiros, uruguaios e argentinos. O autor viveu durante três anos no Paraguai, o que lhe permitiu visitar locais e conhecer a memória oral ainda existentes sobre a guerra. A utilização de fontes tão diversificadas resultou em descobertas surpreendentes e na recuperação de informações publicadas no final do século XIX e começo do XX.

O autor explica o início do conflito através do processo histórico regional, rejeitando a interpretação de que o imperialismo inglês seria o responsável pelo desencadear da luta. O autor relata ainda o duro cotidiano das tropas aliadas e mostra toda a dinâmica da guerra, reavaliando a atuação de chefes militares como Mitre, Tamandaré e Caxias. As principais batalhas são contextualizadas em mais de 20 mapas, enquanto personagens e situações encontram-se representados num conjunto de ilustrações e fotografias. Outro aspecto investigado é o contexto internacional do conflito: a simpatia da opinião pública pelo lado paraguaio, a neutralidade das potências europeias e a postura favorável ao Paraguai por parte dos Estados Unidos e países sul-americanos.

A Guerra do Paraguai foi um marco na história dos países envolvidos. No caso do Brasil, sorveu recursos humanos e financeiros de que a economia brasileira carecia para sua expansão. Com sólida base documental e metodológica, Maldita guerra desfaz mitos antigos e recentes sobre o conflito, constituindo-se em obra de referência sobre o tema.

  • Book
  • Francisco Fernando Monteoliva Doratioto
  • Companhia das Letras
  • 2002
  • São Paulo
  • Portuguese
  • 617 p. : il.: color, ISBN: 978-85-359-0224-2.

Contribution

Updated at 27/09/2014 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Lauro).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai