Arqueologia das fortificações oitocentistas da Planície Costeira Cananéia/ Iguape, SP

Segundo o autor, "esta pesquisa de mestrado, que está inserida dentro de um projeto mais amplo, visa a localização, mapeamento e análise das fortificações da planície costeira Cananéia/ Iguape. O trabalho justifica-se pela necessidade de levar à luz o subsistema defensivo que foi concebido para essa região, no século 19, para depois podermos compará-lo com os subsistemas defensivos implantados nas outras regiões do litoral do Estado o qual, ao contrário de algumas regiões do Brasil, teve sua estratégia de defesa alicerçada em baluartes de reduzidas dimensões e parco poder de fogo. Geralmente esquecidos pela história ou pela arquitetura - por não possuírem registros escritos em quantidade ou edificações significativas -, eles são essenciais para a compreensão das estratégias políticas e militares que regeram as elites coloniais e imperiais no processo da construção da identidade nacional brasileira.

A teoria e a metodologia seguidas por esta pesquisa estão fundamentadas na arqueologia de raiz materialista histórica, como a arqueologia social e a crítica. Seguindo esta linha de pensamento, as fortificações seriam apenas o ponto de partida para a elaboração de uma história – regional e nacional - baseada na arqueologia, na qual estariam evidentes os mecanismos que regulam o poder dentro da sociedade enfocada. Do ponto de vista das técnicas arqueológicas, conjugamos dados obtidos pelas prospecções terrestres e subaquáticas, que devem ser encaradas como complementares apesar de serem aplicadas em meios diferentes. As intervenções arqueológicas subaquáticas são pontuais, o que é possível graças ao uso de métodos prospectivos geofísicos (magnetometria, sonar de varredura lateral, etc)".

  • Dissertation
  • Paulo Fernando Bava de Camargo
  • USP
  • 2002
  • São Paulo
  • Portuguese
  • Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Arqueologia, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de mestre em arqueologia. cor. 208 p.
  • Download

Contribution

Updated at 02/05/2018 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Lauro).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Arqueologia das fortificações oitocentistas da Planície Costeira Cananéia/ Iguape, SP