Relatório do Vice-Presidente da Província de Santa Catarina, Dr. Severo Amorim do Valle, em 1850

"Relatório com que o Exm. Senhor Dr. Severo Amorim do Valle, Vice-Presidente desta Província, entregou a administração da mesma Província ao Exm. Senhor Dr. João José Coutinho, em 24 de janeiro de 1850."

No que diz respeito às fortificações de Santa Catarina, este relatório, na página 10 menciona um outro documento anexo (relatório nº 9 e exames que se mandaram fazer sobre as fortalezas), mas que não acompanha o presente documento, e onde constariam informações sobre a situação das fortalezas e seus armamentos, em especial sobre a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, que era a principal e a do registro, onde continuamente aportam navios estrangeiros e de guerra, e que estava com toda a sua artilharia (canhões) apeada, os reparos (carretas de artilharia) destruídos, e o edifício a cair, tudo necessitando de providências imediatas.

Na página 10, menciona que o ancoradouro da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim continua sendo utilizado para quarentena das embarcações provenientes de Nova York, onde reinava uma epidemia de cólera ("cholera morbus").

Nas páginas 11 e 12, o relatório menciona a colônia da Armação da Piedade, fundada pelo general Antero e autorizada pelos avisos da repartição do Império de 10 de abril de 1847 e 18 de setembro de 1848, composta de 34 famílias alemãs, estando a mesma a cargo do tenente-coronel Sabino José da Gama, comandante da Fortaleza de Anhatomirim.

Na página 14, o relatório comenta ainda sobre a obra em andamento para construção do belo edifício para servir de Armazém de Artigos Bélicos; sobre os reparos nos edifícios do Quartel do Campo do Manejo, a cargo do coronel de engenheiros Sepúlveda Everard, e sobre a construção de reparos (carretas de artilharia) para o Forte de Santana, além de consertos no aquartelamento desta última fortificação.

  • Printed Document
  • Severo Amorim do Valle
  • 1850
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • Relatório do Vice-Presidente da Província. Desterro, 24 de janeiro de 1850. 24 p., disponível em: http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial/santa_catarina. Acesso em 7/6/2016.
  • Download

Contribution

Updated at 21/06/2016 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Lauro).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Vice-Presidente da Província de Santa Catarina, Dr. Severo Amorim do Valle, em 1850