Instalação de "Depósitos de Disciplina" nas fortalezas

O jornal O Despertador, de 7 de agosto de 1880, publica ofício do Ministério da Guerra determinando ao Exército que estabeleça uma série de "Depósitos de Disciplina", conforme previsto no decreto nº 3.555 de 9/12/1865 e instruções de 15/2/1866. O depósito de disciplina do Rio de Janeiro, de 1ª ordem, atenderá as guarnições do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Um outro, também de 1ª ordem, deveria ser instalado em Pernambuco, na Fortaleza do Brum, para atender as guarnições de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Os demais sete depósitos, todos de 2ª ordem, deveriam ser instalados nos seguintes locais: um na Fortaleza de Macapá, para atender às guarnições do Pará e Amazonas; um na Fortaleza de Assunção, para as guarnições das províncias do Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí; um no Morro de São Paulo, para as guarnições das províncias da Bahia, Sergipe e Espírito Santo; um na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, para as guarnições das províncias de Santa Catarina, São Paulo e Paraná; dois no Rio Grande do Sul, sendo um em Porto Alegre para as guarnições de Porto Alegre, Rio Pardo, Rio Grande e Jaguarão, e outro em São Gabriel, para as guarnições de São Gabriel, Alegrete, Santana, Bagé, São Borja e Uruguaiana. Por fim, um depósito no Forte de Miranda, destinado à guarnição do Mato Grosso.

Esses estabelecimentos, salvo engano, eram destinados a disciplinar os militares do Exército considerados "incorrigíveis".

  • Printed Document
  • Jornal O Despertador
  • 1880
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • In: O Despertador, nº 1.816, ano XVIII, Desterro, 7 de agosto de 1880, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=709581&PagFis=7034; acesso em 14/6/2016.
  • Download

Contribution

Updated at 21/06/2016 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Daniela Marangoni Costa).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Instalação de "Depósitos de Disciplina" nas fortalezas