Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, Joaquim Bandeira de Gouvêa, em 1872.

"Relatório com que o Exm. Sr. Dr. Joaquim Bandeira Gouvêa passou a administração da Província de Santa Catarina ao Exm. Sr. Dr. Guilherme Cordeiro Coelho Cintra, 1º Vice-Presidente da mesma, em 7 de janeiro de 1872."

No que diz respeito às fortificações de Santa Catarina, o relatório na página 19, menciona a necessidade de montar cabos telegráficos que ligassem a estação da cidade de Desterro (atual Florianópolis) às Fortalezas da Barra Norte e da Barra Sul.

Ainda na mesma página é informado que o tenente-coronel de engenheiros Sebastião de Souza e Mello estava encarregado de marcar os lotes e levantar a planta da Colônia Militar de Santa Teresa.

Na página 20, temos a informação da extinção da Companhia de Inválidos, bem como dos comandos dos fortes de Santana e de São João e da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, por motivo de economia e por inutilidade de sua existência.

Na página 21, o presidente relata que o Ministério da Guerra autorizou obras no Hospital Militar e na Fortaleza da Barra do Norte (Anhatomirim), e que as mesmas não iniciaram em função do engenheiro Sebastião de Souza e Mello estar ocupado com os trabalhos da Colônia Militar de Santa Teresa.

Entre às página 21 e 22, o relatório sugere a transferência de 13 presos condenados às galés, da cadeia da cidade para a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, com o fim de trabalharem como serventes nas obras previstas para àquela fortificação e assim diminuir as despesas da Província com a manutenção dos mesmos.

  • Printed Document
  • Joaquim Bandeira de Gouvêa
  • Tipografia de J. J. Lopes.
  • 1872
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • Relatório do Presidente da Província. Desterro, 07 de janeiro de 1872, 24 p., disponível em: http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial/santa_catarina. Acesso em 1/7/2016.
  • Download

Contribution

Updated at 14/07/2016 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Lauro).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, Joaquim Bandeira de Gouvêa, em 1872.