Exposição do Presidente da Província, Marechal de Campo Francisco José de Souza Soares D' Andréa, em 1840.

"Exposição feita pelo Marechal de Campo Francisco José de Souza Soares D' Andréa, no ato de entregar a presidência da Província de Santa Catarina, ao seu sucessor o Exm. Sr. Brigadeiro Antero José Ferreira de Brito." (1840)

No que diz respeito às fortificações de Santa Catarina, a exposição menciona a movimentação das tropas rebeldes na Província de Santa Catarina, por conta da Revolução Farroupilha. Logo, a exposição vai mencionar o número de homens nas fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim (12), São José da Ponta Grossa (7) e Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba (16).

O presidente recomenda, como necessárias à defesa marítima, a manutenção das seguintes fortificações: Anhatomirim, Ponta Grossa, Araçatuba, Santana e São João, mantendo Ratones (para que não a tomem). Junto à cidade, informa que estão principiadas, e recomenda que se finalizem, as trincheiras do (José) Mendes e do Lessa. Recomenda ainda o restabelecimento do Forte de São Luís e a construção de uma nova fortificação no lugar onde foi o Forte de São Francisco Xavier, ambos na Praia de Fora. Também acha conveniente que se construam duas novas fortificações: uma entre Santana e o demolido Forte de São Francisco Xavier, e outro entre Santana e Santa Bárbara.

Andréa ainda aponta como necessária a fortificação da entrada do porto de São Francisco do Sul (em diversos pontos) e de Laguna. Menciona ainda as obras em andamento no Quartel do campo do Manejo e no Novo Armazém de Artigos Bélicos, e aponta as péssimas condições do hospital (enfermaria) militar, instalada de forma precária no Forte de Santa Bárbara.

Menciona por fim um projeto de postos militares (de duas em duas léguas) a ser implementado pelo interior do estado, junto à serra, ao longo de uma estrada que seria aberta entre Três Barras e o sul da Província.

  • Printed Document
  • Francisco José de Souza Soares de Andréa
  • Tipografia Provincial
  • 1840
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • Exposição do Presidente de Província. Desterro, 26 de junho de 1840, 5 p., disponível em: http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial/santa_catarina. Acesso em 1/7/2016.
  • Download

Contribution

Updated at 13/07/2016 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Lauro).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Exposição do Presidente da Província, Marechal de Campo Francisco José de Souza Soares D' Andréa, em 1840.