Fala do Presidente da Província de Santa Catarina, João Thomé da Silva, em 1874.

"Fala dirigida à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, em 25 de março de 1874, pelo Exm. Sr. Presidente da Província, Dr. João Thomé da Silva."

No que diz respeito às fortificações de Santa Catarina, o relatório menciona, na página 21, o Depósito de Artigos Bélicos e seu diretor, Fortunato José Dias, major reformado do Exército.

Entre as páginas 21 e 22, informa que a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim era comandada tenente-coronel reformado, Manoel Geraldo do Carmo Barros , tendo como ajudante o capitão honorário do Exército, Ludovino José Eleutério e dá outros detalhes sobre sua guarnição. Informa que a fortaleza encontra-se desartilhada e necessitando de obras urgentes, que teriam sido orçadas pelo tenente-coronel de engenheiros Sebastião de Souza e Mello.

Igualmente a Fortaleza de Araçatuba (Barra do Sul), comandada pelo capitão reformado do Exército, João Xavier de Souza, e a Fortaleza de Ratones, comandada pelo alferes reformado, João Leite Ribeiro de Salles, encontravam-se desartilhadas e em péssimo estado, necessitando de grandes e custosas obras de reparação.

Na página 25, o relatório comenta sobre o farolete instalado na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim em dezembro de 1873, e sobre a necessidade de instalar outros, inclusive um no Forte de Santana.

Na página 49, comenta-se sobre o estado da Colônia Militar de Santa Teresa.

  • Printed Document
  • João Thomé da Silva
  • Tipografia de J. J. Lopes.
  • 1874
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • Fala do Presidente de Província. Desterro, 25 de março de 1874, 88 p., disponível em: http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial/santa_catarina. Acesso em 11/7/2016.
  • Download

Contribution

Updated at 11/08/2016 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Lauro).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Fala do Presidente da Província de Santa Catarina, João Thomé da Silva, em 1874.