Fala do Presidente da Província de Santa Catarina, João Thomé da Silva, em 1875.

"Fala dirigida à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, em 21 de março de 1875, pelo Exm. Sr. Presidente da Província João Thomé da Silva."

No que diz respeito às fortificações de Santa Catarina, o relatório, na páginas 16, menciona os oficiais que comandavam as fortalezas: Santa Cruz de Anhatomirim (tenente-coronel reformado, Manoel Geraldo do Carmo Barros , tendo como ajudante o capitão honorário do Exército, Ludovino José Eleutério), Santo Antônio de Ratones (capitão José Francisco da Silva Guimarães) e Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba (capitão reformado do Exército, João Xavier de Souza). Todas elas necessitavam de obras urgentes. O relatório comenta também sobre o armamento e as carretas de artilharia (reparos) de Anhatomirim.

Na página 17, consta a informação sobre a interrupção da inspeção das fortificações da Província, a qual estava a cargo do Brigadeiro Ricardo José Gomes Jardim.

Na página 69, o relatório menciona as obras do Hospital Militar da Boa Vista, que estavam sendo dirigidas pelo tenente-coronel de engenheiros, Sebastião de Souza e Mello.

Na página 70, menciona-se a construção de uma casa, no terreno onde existiu o Forte de Santa Bárbara, que iria servir de repartição para a Capitania do Porto, conforme planta e orçamento do tenente-coronel de engenheiros, Sebastião de Souza e Mello.

Na página 104, o relatório comenta sob a Colônia Militar de Santa Teresa, sob a direção do major honorário do Exército, Zeferino Antônio Ferreira, citando outros oficiais que residiam nesta colônia.

  • Printed Document
  • João Thomé da Silva
  • Tipografia de J. J. Lopes.
  • 1875
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • Fala do Presidente de Província. Desterro, 21 de março de 1875, 136 p., disponível em: http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial/santa_catarina. Acesso em 11/7/2016.
  • Download

Contribution

Updated at 13/07/2016 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Lauro).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Fala do Presidente da Província de Santa Catarina, João Thomé da Silva, em 1875.