Fala do Presidente da Província de Santa Catarina, João José Coutinho, em 1859.

"Fala que o Presidente da Província de Santa Catarina, Dr. João José Coutinho, dirigiu à Assembleia Legislativa Provincial, no ato de abertura de sua sessão ordinária, em 1° de março de 1859".

No que diz respeito às fortificações de Santa Catarina, o documento registra nas páginas 13 e 14 do relatório as obras realizadas no Quartel do Campo do Manejo, no Armazém de Artigos Bélicos e no Forte de São João.

Na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim construíram-se 10 reparos (carretas) para canhões de calibre 12 libras. Nessa fortaleza também se consertou a fachada do portão (Portada), as duas baterias semicirculares à barbeta localizadas em ambos os lados do portão, e o reduto do Pau da Bandeira. Reconstruiu-se com paredes de alvenaria a bateria da barra e três plataformas.

Na Fortaleza da Barra do Sul (Araçatuba) construiu-se de novo o Quartel da tropa, em paredes dobradas de tijolo, com 90 palmos de frente e 24 de fundo, ficando com tarimba para 20 praças, quarto para arrecadação, quarto para residência dos remeiros e cozinha.

No Forte de Santana (página 14), para possibilitar a acomodação dos Aprendizes Marinheiros, foram realizadas obras em todos os edifícios da fortificação, incluindo ampliação de cômodos, forros, assoalhos e limpeza geral.

Na página 15 o relatório comenta sobre a situação da colônia militar (provavelmente a de Santa Teresa).

  • Printed Document
  • João José Coutinho
  • Typ. Catarinense.
  • 1859
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • Fala do Presidente da Província. Santa Catarina, 1° de março de 1859, 110 p., disponível em: http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial/santa_catarina. Acesso em 30/08/2016.
  • Download

Contribution

Updated at 22/02/2017 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Bruna Moraes).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Fala do Presidente da Província de Santa Catarina, João José Coutinho, em 1859.