Relatório do Presidente da Província, Theodoreto Carlos de Faria Souto, em 1883.

"Relatório com que ao Exm. Sr. Doutor Francisco Luiz da Gama Roza, passou a administração da Província, o Exm. Sr. Doutor Theodoreto Carlos de Faria Souto, em 29 de agosto de 1883."

No que diz respeito às fortificações de Santa Catarina, na página 18 um relatório do engenheiro-capitão Alberto Ferreira de Abreu informa sobre a finalização de algumas obras na Colônia Militar de Santa Teresa, no Depósito de Artigos Bélicos e na Enfermaria Militar da Boa Vista, este último considerado um edifício bom e espaçoso, porém muito úmido devido a sua má localização.

Nas página 18 e 19, o documento informa sobre a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, onde tiveram sequência algumas reformas em telhados, forros, esquadrias e pintura executadas na casa de residência do comandante, no sobradinho que serve de Estado Maior (talvez se referindo ao antigo Paiol da Pólvora) e em um grande xadrez. O engenheiro testemunha que a fortaleza, após aquelas obras, apresentava um "(...) aspecto muito mais agradável do que o que antes tinha com edifícios velhos e já sem a cor branca da cal".

Nas páginas 22 e 23, o relatório informa o nome dos responsáveis pela direção das repartições militares da Província, entre eles: o capitão Alexandre Augusto Ignácio da Silveira, encarregado do Depósito de Artigos Bélicos; tenente-coronel reformado Joaquim da Silva Ferreira Júnior, comandante da Fortaleza de Anhatomirim; major reformado Júlio Augusto Carlos e Silva, comandante da Fortaleza de Araçatuba (Barra do Sul); tenente honorário Cândido Lourenço de Souza Medeiros, encarregado da Fortaleza de Ratones; tenente honorário Laurindo Pinheiro da Silva, encarregado do Forte de São João; tenente reformado José Cardoso da Costa, encarregado do Forte de Santana; e o capitão reformado João Paulo de Miranda, na direção da Colônia Militar de Santa Teresa.

Segundo o documento, as fortalezas de Anhatomirim e Araçatuba encontravam-se armadas e as demais fortificações foram classificadas como desarmadas.

Na página 41, o relatório informa que o farolete instalado na Fortaleza de Anhatomirim funciona mal, já havendo sido encomendado um novo na Europa, "(...) de mais força e em melhores condições".

  • Printed Document
  • Theodoreto Carlos de Faria Souto
  • Typ. do Caixeiro.
  • 1883
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • Relatório do Presidente da Província. Florianópolis, 29 de agosto de 1883, 64 p., disponível em: http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial/santa_catarina. Acesso em 05/09/2016
  • Download

Contribution

Updated at 06/07/2017 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Bruna Moraes).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Presidente da Província, Theodoreto Carlos de Faria Souto, em 1883.