Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, Alfredo d'Escragnolle Taunay, em 1877.

"Relatório com que ao Exm. Sr. Dr. Herminio Francisco do Espirito Santo, 1° Vice-Presidente, passou a administração da Província de Santa Catarina, o Dr. Alfredo d'Escragnolle Taunay, em 2 de janeiro de 1877."

No que diz respeito às fortificações de Santa Catarina, o documenta informa, nas páginas 69 e 70, sobre a nomeação do tenente coronel de engenheiros, Sebastião de Souza e Mello, para inspecionar as fortalezas da Província de Santa Catarina, tendo o mesmo concluído o serviço, devidamente documentado com relatório e plantas.

O mesmo engenheiro empreendeu obras no Forte de Santana, artilhada com 4 canhões de bronze de calibre 12 libras, para receber a Companhia de Inválidos. Essa companhia, formada por 53 praças (página 71) estava anteriormente aquartelada em um casarão que precisou ser demolido para permitir a continuação das obras do Hospital Militar.

A Fortaleza de Santa Cruz, que se encontrava em ruínas e desartilhada, passou a ser comandada pelo major reformado Fortunato José Dias (exonerado do comando do Depósito de Artigos Bélicos, conforme informado na página 72), em substituição ao tenente-coronel reformado Manoel Geraldo de Carmo Barros. A fortaleza passou a ser guarnecida por uma força do 17º Batalhão de Infantaria, composta de um oficial subalterno e 33 praças de pret "...para guarda dos presos sentenciados, e loucos que lá se acham".

Na página 72 é informado sobre as obras realizadas no Armazém de Artigos Bélicos, que passou a ser dirigido pelo capitão Alexandre Augusto Ignácio da Silveira.

  • Printed Document
  • Alfredo d’Escragnolle Taunay
  • Typ. de J. J. Lopes.
  • 1877
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • Relatório do Presidente da Província. Desterro, 2 de janeiro de 1877, 96 p., disponível em: http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial/santa_catarina. Acesso em 06/09/2016.
  • Download

Contribution

Updated at 29/06/2017 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Bruna Moraes).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, Alfredo d'Escragnolle Taunay, em 1877.