As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786

Pôster de divulgação do livro “As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786”, de autoria dos arquitetos Roberto Tonera, da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (SeCArte/UFSC), e Mário Mendonça de Oliveira, da UFBA.

Sua primeira edição ocorreu em setembro de 2011 e a segunda edição revisada (224 p., capa dura, ilustrado, colorido) aconteceu em julho de 2015. A maior parte dos exemplares das duas edições teve distribuição gratuita para escolas, universidades, bibliotecas, arquivos, casas de memória, entidades de preservação e instituições culturais diversas, e uma parte da tiragem vem sendo comercializada pela Editora da UFSC (www.editora.ufsc.br).

O livro é baseado no manuscrito original "Defesa da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro", elaborado entre 1786 e 1789 pelo engenheiro militar José Correia Rangel – hoje pertencente ao acervo do Arquivo Histórico Militar de Lisboa –, um dos documentos mais antigos e importantes da história das fortificações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Nesta edição da obra optou-se pela publicação do fac-símile do manuscrito (tabelas, mapas, plantas das fortificações e uniformes das tropas), acompanhado de sua transcrição com ortografia atualizada. Acrescentou-se ao manuscrito original alguns conteúdos adicionais e didáticos, em forma de textos introdutórios e notas explicativas – complementados com fotografias das fortificações ainda existentes, outras iconografias da época e um glossário ilustrado –, que buscam auxiliar na compreensão dos termos técnicos e na contextualização dos dados apresentados por Rangel. O livro também traz encartado um CD-ROM, desenvolvido pelo Projeto Fortalezas Multimídia, também da UFSC, com o conteúdo integral da obra impressa, acrescido de outros recursos virtuais.

Essa publicação busca contribuir para a pesquisa sobre o cotidiano da vida militar nos fortes e vilas da segunda metade do século XVIII, para o estudo das fortificações portuguesas no Brasil, para a compreensão das origens históricas dos dois estados do Sul, bem como para a valorização de nossa memória e do nosso patrimônio cultural.

Maiores informações sobre o livro estão disponíveis na página do Projeto Fortalezas Multimídia: www.projetofortalezasmultimidia.ufsc.br e no website da Editora da UFSC (www.editora.ufsc.br).

  • Poster
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina
  • 2016
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • In: 15ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (15ª SEPEX), 20 a 22 de setembro de 2016, UFSC, Florianópolis, SC, Pôster 80x120cm, il.,color.
  • Download

Contribution

Updated at 12/07/2018 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Michele).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786