Las fortificaciones en Brasil

O Brasil é um país de dimensões continentais, com mais de 15.000 km de fronteiras terrestres e um litoral com cerca 9.000 km de extensão. Proteger esse vasto território, ao longo de sua história, com um cordão eficiente de fortificações defensivas, nunca foi tarefa das mais fáceis, em função de uma série de fatores combinados: inerentes dificuldades de acesso a muitos pontos longínquos das fronteiras terrestres, repletos de obstáculos quase intransponíveis à época; a falta de recursos financeiros, humanos e materiais suficientes para construção e posterior manutenção dessas construções; a falta de uma estrutura logística e operacional eficaz de transporte e comunicação entre os pontos fortificados, entre outros fatores.

Mesmo assim, há registros de terem existido no Brasil mais de 850 fortificações, quase todas de origem portuguesa - construídas em sua grande maioria durante o período do Brasil Colônia -, além de algumas estruturas oriundas de outras nacionalidades como Espanha, Holanda, Reino Unido e França. Desse montante total, 132 fortificações ainda estão presentes no território brasileiro, entre estruturas completas ou em estado de ruínas, sendo que apenas cerca de 60 delas são Patrimônio Nacional protegido.

Neste artigo vamos abordar alguns dos mais importantes sistemas de fortificações construídos no Brasil e discorrer sobre as principais ações empreendidas para a preservação e revitalização desses monumentos. Iremos comentar também sobre a hercúlea tarefa de pesquisa, inventário, estudo, sistematização de conteúdos e difusão de informações - referente a todo esse imenso patrimônio fortificado: existente e desaparecido - que vem sendo realizada tanto através de recentes publicações brasileiras impressas, assim como por intermédio do Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações, uma plataforma virtual de cooperação transnacional, específica sobre o tema, e que pode ser acessada via internet no endereço: www.fortalezas.org.

  • Artigo - Revista
  • Roberto Tonera
  • Instituto Nacional de Antropología e Historia - INAH
  • 2016
  • Cidade do México
  • Espanhol
  • Dimensión Antropológica. Año 23, vol. 67, mayo-agosto, 2016, Il., Pb., p. 80-102.
  • Download

Fortificações relacionadas

Contribuições

Atualizado em 12/03/2018 pelo tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Daniela Marangoni Costa).



Imprimir o conteúdo


Cadastre o seu e-mail para receber novidades sobre este projeto


Fortalezas.org > Bibliografia > Las fortificaciones en Brasil