Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, Francisco Ferreira Corrêa, em 1871

Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, Francisco Ferreira Corrêa, ao Vice-Presidente Manoel Vieira Tosta, em 9 de janeiro de 1871. Este relatório foi publicado como anexo ao relatório de 16 de janeiro 1871, quando Vieira Tosta, por sua vez, passa o governo da Província ao novo presidente, Joaquim Bandeira de Gouvêa.

No que diz respeito às fortificações de Santa Catarina, na página 8, o documento informa que a Companhia de Inválidos conta com dois oficiais e 111 praças, e que esta companhia é a que fornece a guarnição das fortalezas.

Na página 9 do relatório, Ferreira Corrêa considera que praticamente não existem fortalezas na Província, tendo em vista o estado de arruinamento em que se encontram as fortificações remanescentes. Faz exceção somente à Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, que mesmo assim encontra-se sem artilharia.

Informa ainda que o Governo Imperial expediu ordem para que 17 canhões provenientes do Paraguai (onde a guerra havia terminado) fossem transferidos para armar as fortalezas de Anhatomirim e Araçatuba (Barra do Sul). Duas dessas peças já haviam chegado, ambas de alma raiada, de calibres 12 e 32. O presidente Informa ainda que na Fortaleza de Anhatomirim a Capela necessitava de reconstrução e a caixa de água potável carecia de reparos urgentes.

Na página 18, o relatório comenta sobre a solicitação de autorização para o aproveitamento do farolete existente na Fortaleza de Anhatomirim, o qual "(...) nenhuma utilidade presta aos navegantes (...) por falta de meios para seu custeio".

  • Printed Document
  • Francisco Ferreira Corrêa
  • Typ. de J.J. Lopes
  • 1871
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • Relatório do Presidente da Província. Desterro, 9 de janeiro de 1871, 19 p., disponível em: http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial/santa_catarina. Acesso em 24/08/2016.
  • Download

Contribution

Updated at 06/07/2017 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Bruna Moraes).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, Francisco Ferreira Corrêa, em 1871