Relatório do Ministro da Guerra, João Vieira de Carvalho, em 1840

“Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa na sessão ordinária de 1840, pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, Conde de Lajes [João Vieira de Carvalho].”

No que se refere às fortificações do Império, na página 8, cita que os soldados do Corpo de Artífices da Corte (Rio de Janeiro) estavam servindo nas guarnições das fortificações.

Na pagina 14, no tópico "obras militares", o documento informa que encontravam-se em andamento as obras da Escola Militar, Arsenal de Guerra, quartéis e fortificações do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia. Comenta que nas fortificações do Rio de Janeiro os serviços estavam quase concluídos e cita as fortaleza de Villegaignon e de Santa Cruz. Menciona também a reparação da Fortaleza de Macapá e a recomendação para a reparação das fortificações das fronteiras norte e oeste do país.

Na mesma página, informa que em Laguna, Santa Catarina, foi iniciada a construção de uma nova fortificação, localizada na margem norte do canal da barra, para substituir outra obra defensiva menor e menos eficaz, então existente ao sul do canal. O documento ainda faz referência ao plano de fortificação para o Rio Uruguai, na divisa com o Uruguai, a ser implementado tão logo que se encerre a Revolução Farroupilha.

Na página 15, o relatório cita a expedição que seguiu para as margens do Rio Araguary, no norte do país, para fundar a Colônia Militar de Pedro II. Ainda nessa mesma página é citada uma tabela n°17, onde constariam as despesas com fortificações e quartéis. Porém, esse documento não consta dos anexos do relatório.

  • Printed Document
  • João Vieira de Carvalho
  • Typographia Provincial.
  • 1840
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa na sessão ordinária de 1840, Rio de Janeiro, 26 P. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1840_00015.pdf; acesso em 24/09/2018.
  • Download

Contribution

Updated at 03/10/2018 by the tutor Roque Lemos.



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, João Vieira de Carvalho, em 1840